SóProvas


ID
2835271
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação às aberturas e à distribuição de luz natural no ambiente construído, avalie as afirmações.


I. Quando um edifício limita a visão do céu do edifício oposto, apenas a luz difusa penetra o ambiente.

II. Uma estrutura refletora anexada à janela como, por exemplo, “uma prateleira de luz” reduz a visão do céu, porém aumenta a distribuição de luz no ambiente, com maior alcance em profundidade.

III. Ofuscamento é uma sensação visual produzida por áreas brilhantes dentro do campo de visão e será tanto menor quanto menor for o ângulo entre a direção de distribuição de luz e a linha de visão.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

     

    Cabe uma ressalva quanto a assertiva I:

    I. Quando um edifício limita a visão do céu do edifício oposto, apenas a luz difusa penetra o ambiente. 

    Há uma generalização nela. O edíficio apenas limita, não impede, logo haverá incidência também de luz direta, ainda que em menor quantidade, no ambiente. 

  • Uma prateleira de luz normalmente é posicionada horizontalmente acima do nível do observador em um componente de passagem vertical (uma janela, por exemplo), dividindo-o em uma parte superior e uma inferior. Protege as zonas internas próximas à abertura da luz solar direta e redireciona a luz que cai na superfície superior para o teto, melhorando a distribuição de luz interna. A superfície superior da prateleira pode ter acabamento em material refletor, como espelho, alumínio ou outros. As dimensões dependem dos ângulos solares da região. As prateleiras de luz podem ser internas, externas ou mistas, retas ou curvas. Podem ser usadas também debaixo de elementos zenitais, melhorando a distribuição de luz e/ou protegendo da radiação direta. 


    Fonte: http://coletivourbane.blogspot.com/2011/11/prateleiras-de-luz.html

  • “O ofuscamento é uma perturbação visual causada pela presença de um brilho indesejado no campo compreendido pela visão humana” (STRAUSS, 2003:770).