SóProvas


ID
2835358
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo

Matos (2009, p.97), em seu livro “Comunicação empresarial sem complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo”, apresenta a seguinte afirmação:


A palavra chave nas organizações modernas é comunicar, cujo significado é tornar comum, partilhar, associar, trocar opiniões, compartilhar ideias, sentimentos e atitudes. Em síntese, comunicar implica em participação, interação, troca de mensagens, emissão e recebimento de informações novas.


Considerando que uma política de comunicação interna deve caracterizar-se pelo bom planejamento e agilização de todo o fluxo de informações na empresa, avalie o que se afirma sobre a implementação das práticas jornalísticas organizacionais.


I. A edição impressa ou via internet de publicações que contemplam jornais, revistas, boletins e relatórios”.

II. A edição de programas de rádio e de TV que podem se manifestar na rádio-empresa e no telejornal.

III. A opção pela publicação exclusiva de matérias cujos assuntos abrangem o interesse de alguns dos funcionários.

IV. A elaboração de jornal de empresa (house-organ), de manuais, de cartilhas, entre outros, que reforçam a integração das equipes.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Letra D

  • Sobre a assertiva II: a manifestação de conteúdo intermo à organização em um telejornal não seria estranha?

  • muito estranha....

  • Estranha demais

  • Relatório não tem cunho jornalístico, né, como afirma a I. Essa questão deve ter recebido recurso...

  • Li várias vezes a questão e se quer entendi o que ela queria. Foi um alívio ler os comentários e ver que não fui só eu que achei estranha!! :)

  • Acertei por eliminação! A III tá absurda! Relatório, eu entendi como relatório de mídia, por exemplo!

  • TV Corporativa, ou Mural Digital, é um canal de Comunicação Interna que consiste em telas instaladas dentro da empresa. Elas ficam expostas continuamente aos colaboradores e são espalhadas em lugares estratégicos, como em corredores, refeitórios ou até dentro de cada departamento. Esta ferramenta visual de Comunicação Interna possui diversos diferenciais em relação aos meios tradicionais.

    No começo dos anos 90, nos primeiros projetos de TV Corporativa no Brasil, eram utilizados vídeos cassetes com fitas VHS para reproduzir os conteúdos nas telas. O processo de comunicação era lento e trabalhoso, tendo em vista que para atualizar os vídeos era necessário gravar novas fitas e distribuí-las pela empresa.

    Depois surgiu a TV Corporativa via satélite, que devido ao alto custo da transmissão dos conteúdos e da infraestrutura necessária no projeto, acabou limitando o uso deste canal apenas às grandes empresas. A partir de meados dos anos 2000 a transmissão de dados via internet evoluiu ao ponto de permitir tráfego de vídeos, o que tornou possível que projetos de TV Corporativa utilizassem a internet como canal de transmissão com custos muito mais acessíveis em comparação ao uso de satélites. Fonte: https://endomarketing.tv/o-que-e-tv-corporativa/#.XpSHsKhKjIU