SóProvas


ID
2835559
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os plastos ou plastídeos são organelas específicas das células vegetais e de determinados protistas. São exemplos de plastos:

Alternativas
Comentários
  • Os plastos podem ser separados em duas categorias:

    Cromoplastos: apresentam pigmentos em seu interior. O mais frequente nas plantas é o cloroplasto.

    Leucoplastos: não contêm pigmentos. Que incluem: amiloplastos (reserva de amido, principal função), proteoplastos (reserva de proteínas), oleoplastos (reserva de óleos) e estatólitos (amiloplastos modificados responsáveis pelo geotropismo).

  • d) cloroplastos e proteoplastos.

  • Comentando

    Glioxissomos são organelas do tipo peroxissoma encontradas em plantas, mais especificamente nas sementes em germinação.

  • Podemos excluir ribossomos, glioxissomos e peroxissomos da lista de plastídeos, restando apenas a alternativa D. Mas vamos aproveitar para falar um pouco sobre a função dos plastos citados. Xantoplastos e eritroplastos armazenam pigmentos e, por isso, pertencem ao grupo dos cromoplastos. Oleoplastos e proteoplastos pertencem ao grupo dos leucoplastos, bastante presentes em estruturas que não recebem luz, como raízes e caules subterrâneos. Oleoplastos armazenam óleos e proteoplastos armazenam proteínas. Leucoplastos, quando expostos à luz, podem produzir clorofilas, convertendo-se em cloroplastos. Isso pode ser observado em batatas expostas à luz durante certo tempo. Por fim, cloroplastos são responsáveis pela fotossíntese.

    Letra D.

  • Os plastos tem como característica a presença de pigmentos como a clorofila e carotenoides, e também pela capacidade em sintetizar e acumular substâncias de reservas como amido, proteínas e gorduras. Podem ser classificados em dois tipos: Leucoplasto e Cromoplasto.

    Dentre esses tipos, a questão pede para identificar dois exemplos.

    A) Xantoplastos - São cromoplastos amarelos, que apresentam a xantofila como pigmento predominante.

    Ribossomos - São organelas presentes em todo e qualquer tipo de célula. São pequenas partículas sem membrana formadas por duas subunidades de tamanhos e densidades distintos, conhecidas como maior e menor.

    B) Oleoplastos - São um tipo de leucoplasto que serve de local de armazenamento de lipídios em células vegetais.

    Glioxissomos - São organelas membrosas presentes em sementes vegetais. Apresentam enzimas que transformam nas células vegetais os lipídios em glicídios que ficam armazenados nas sementes.

    C) Eritoplastos - São um tipo de cromoplasto, tem como função armazenar ficoeritrina. Garante a coloração vermelha. A cor do tomate, por exemplo, é devida à abundância de eritroplastos.

    Peroxissomos - São organelas membranosas presentes no citoplasma das células vegetais e animais, cuja função está relacionada ao armazenamento de enzimas responsáveis por degradar gorduras e aminoácidos no interior das células sem prejudicar os tecidos.

    D) Cloroplastos - É um plasto com pigmentação. Há vários tipos de cromoplasto: xantoplastos (xantofila, com pigmentos amarelos), eritroplastos (eritrofila, com pigmentos vermelhos) e cloroplastps (clorofila, com pigmentos verdes).

    Proteoplastos - É um tipo de leucoplasto responsável por armazenar proteínas.

    GABARITO: LETRA D