SóProvas


ID
2836348
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Natividade - RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A primeira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) foi instalada na favela Santa Marta, em 20 de novembro de 2008, sendo, posteriormente, introduzidas outras unidades em várias comunidades como Cidade de Deus, Pavão-Pavãozinho, Morro dos Macacos. Sobre essa importante iniciativa, analise as afirmativas a seguir.

I. É um projeto implantado com sucesso na Índia que foi adaptado ao Rio pelo Governo Federal.

II. Institui políticas comunitárias como forma de desarticular quadrilhas que controlavam o local.

III. Prevê a vigilância constante e definitiva do exército na localidade impedindo ações criminosas.

IV. Trata-se de projeto criado pela Secretaria de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I. É um projeto implantado com sucesso na Índia que foi adaptado ao Rio pelo Governo Federal. 

    III. Prevê a vigilância constante e definitiva do exército na localidade impedindo ações criminosas. 


    C

    II e IV.

  • Corretas apenas II e IV

    Gab: C

  • Pega a visão:


    PACIFICAÇÃO

    L origem = Colômbia

    L sem presença de militares

    L presença de militares = INTERVENÇÃO FEDERAL

    -

    Juntos Somos Fortes! Nem um passo daremos atrás!

    Glória a Deus!


  • A Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) é um dos mais importantes programas de Segurança Pública realizado no Brasil nas últimas décadas. Implantado pela Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, no fim de 2008, o Programa das UPPs - planejado e coordenado pela Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional - foi elaborado com os princípios da Polícia de Proximidade, um conceito que vai além da polícia comunitária e tem sua estratégia fundamentada na parceria entre a população e as instituições da área de Segurança Pública.

    O Programa engloba parcerias entre os governos – municipal, estadual e federal – e diferentes atores da sociedade civil organizada e tem como objetivo a retomada permanente de comunidades dominadas pelo tráfico, assim como a garantia da proximidade do Estado com a população.

    A pacificação ainda tem um papel fundamental no desenvolvimento social e econômico das comunidades, pois potencializa a entrada de serviços públicos, infraestrutura, projetos sociais, esportivos e culturais, investimentos privados e oportunidades.

    O Estado do Rio de Janeiro possui 38 UPPs e a polícia pacificadora conta com um efetivo atual de 9.543 policiais. As UPPs em operação abrangem aproximadamente 264 territórios. Cabe ressaltar que os efeitos proporcionados pelo programa extrapolam as comunidades pacificadas, se estendendo a suas áreas adjacentes, beneficiando direta e indiretamente uma população bem maior. O programa também está na Baixada Fluminense, com a UPP Mangueirinha.


    Fonte: http://www.upprj.com/index.php/o_que_e_upp