-
Cuidados básicos no uso de aceleradores de pega:
- deve haver compatibilidade química entre o aditivo e os constituintes do cimento.
- a dosagem do aditivo em relação à massa do cimento, o momento e a forma de admissão ao concreto devem ser determinados em laboratório especializado, procurando-se, nos estudos, otimizar não só o consumo de aditivo como principalmente o traço do concreto.
- nas peças de grande porte, a ação do aditivo acelerador poderá ser potencializada pelo calor de hidratação, com risco de formação de fissuras causadas pela combinação da temperatura elevada com o rápido endurecimento.
Cloreto de cálcio, formiato de cálcio e trietanolamina são aditivos para concreto que têm a função principal de acelerar a pega do concreto.
Calma, calma! Eu estou aqui!
-
A
acelerador de pega.
-
"O emprego de aditivos requer prévia comprovação de seu desempenho. Em nenhum caso devem ser usados
produtos que possam atacar quimicamente as armaduras, em especial aditivos à base de cloreto de cálcio" NBR 14931/2004 item 9.3.2
"endurecimento do concreto pode ser acelerado por meio de tratamento térmico ou pelo uso de aditivos que
não contenham cloreto de cálcio em sua composição e devidamente controlado, não se dispensando as
medidas de proteção contra a secagem."NBR 14931/2004 item 10.1
Deveria ser anulada...
-
Wagner filho, verifiqur a tabela 5 da NBR 12655
-
Cipriano,
Após a Tabela 5, pág 14 da NBR 12655:2015, é claro:
Não é permitido o uso de aditivos contendo cloretos em sua composição em estruturas de concreto armado ou protendido.
Portanto a questão deveria ser anulada.
THIS IS SPARTAAAA!!!
-
Questão desatualizada.
Item 5.2.2.4 - Cloretos (NBR 12655-2015) especifica em seu último parágrafo que: "Não é permitido o uso de aditivos contendo cloretos em sua composição em estruturas de concreto armada ou protendido."
A tabela 5 do respectivo item referencia o teor máximo de inos cloreto no concreto, no entanto, nenhum cloreto pode advir dos aditivos!
-
o cloreto de cálcio já foi um dos aditivos mais utilizados como acelerador de pega e de resistência inicial no cimento Portland, devido ao baixo custo e maior eficiência quando comparado a outros tipos de aditivos que compõe o grupo de aceleradores [7].
No entanto, tem aplicação limitada devido à presença de íons cloreto em sua composição, que podem provocar corrosão nas armaduras [11].
Outros aditivos aceleradores isentos de íons cloreto encontram-se disponíveis.
Os mais abordados na literatura são o formiato de cálcio e a trietanolamina [5] [8] [12], além destes, é possível citar o nitrato de cálcio (NC) [8] [13], que também atua como um eficiente aditivo inibidor de corrosão. NEVILLE [8] salienta que o formiato de cálcio possui baixa solubilidade em água e somente é eficiente quando utilizado com cimentos que possuem um baixo teor de SO3 e uma relação C3A/SO3 igual ou maior que 4. Também é importante destacar que a trietanolamina pode atuar como aditivo acelerador ou retardador em função do tipo de cimento e taxa de adição [14].
Os quatro tipos de aditivos aceleradores reconhecidos pelo “AMERICAN CONCRETE INSTITUTE” (ACI) através do “Manual of Concrete Practice” [15], correspondem a:
Sais inorgânicos: Cloretos, brometos, fluoretos, carbonatos, tiocianatos, nitritos, tiossulfatos, silicatos, aluminatos e hidróxidos alcalinos;
Compostos orgânicos solúveis: Trietanolamina (TEA), formiato de cálcio, acetato de cálcio, propionato de cálcio e butirato de cálcio.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762018000300456
-
Creio que deva ser redutor de pega e não acelerador