SóProvas


ID
2836471
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Ao vistoriar uma edificação para efeito de manutenção, observou-se a umidade em paredes devido a falhas da impermeabilização entre alicerces e alvenarias. Para eliminar definitivamente essa umidade, o procedimento correto é a

Alternativas
Comentários
  • Gab. B


     falhas da impermeabilização -> substituir a mesma


  • Sóculo é uma base construída de alvenaria, madeira ou concreto, que pode ser revestida ou não, que serve de apoio para armários, eletrodomésticos, molduras de portais e pórticos, e base de sanitários.

    Leia mais em: 

    Copyright © E-Civil

  • Por que horizontal? Não seria vertical?

  • Valter, seria horizontal porque há umidade em paredes devido a falhas da impermeabilização entre alicerces e alvenarias.

    Alicerce é a base. Tratando a base, a água não sobe por capilaridade até as paredes.

  • A solução faz sentido, porque ela combate a causa.

    Mas, sempre que eu faço uma pesquisa rápida sobre como corrigir esse tipo de problema, há a indicação de alguma argamassa específica, geralmente porque os artigos são escritos pelas fabricantes. O processo básico é remover a argamassa atual até uma altura acima da altura que a umidade chega e substitui a argamassa.

    Eu lembro de uma aula que um professor meu falou sobre corrigir problema com impermeabilização, mas foi um dia que eu estava particularmente desligada, então não lembro de detalhes. Ele deu a sugestão de ir retirando o pé da parede (não tudo de uma vez, ne kkkk) e ir substituindo por material estanque (assim, funciona como uma barreira pra água capilar).

    Numa pesquisa mais demorada, encontrei esta dissertação:

    • Tratamento de umidade ascencional em paredes através de inserção de barreiras químicas por gravidade, Rafaela Falcão Socoloski
    • https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/127881/000972587.pdf?s
    • Ela traz alguns exemplos de barreira física (pg46), que seria a solução (acho) que a questão sugere.

    Encontrei este site tbm: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/127881/000972587.pdf?s

    • Este tratamento para paredes com umidade é feito por um profissional capacitado que precisará abrir de lado a lado as paredes afetadas com a umidade por capilaridade. Isso é sempre feito rente, acima do nível de pisos ou rodapés e, em geral, isso é feito cerca de 15cm de altura do piso interior.
    • O procedimento é feito com a intenção de substituir a parede que foi aberta, por fileiras de tijolos com uma mistura hidrofóbica (impermeável), utilizando uma membrana plástica ou asfáltica, para adicionar uma barreira de proteção hidráulica impermeável que funcionará como camada isolante da água que aparece do chão, evitando o aumento da umidade através das paredes.

    Por fim, este outro artigo: https://repositorio.ufersa.edu.br/bitstream/prefix/6549/1/LuizAAO_ART.pdf

    • ESTUDO DA INFILTRAÇÃO POR UMIDADE ASCENDENTE EM RESIDÊNCIAS UNIFAMILIARES
    • Luiz Alexandre Aquino de Oliveira, Luciana Angelica da Silva Nunes
    • A impermeabilização da viga baldrame é um método de barreira física contra a umidade ascendente, é o mais trabalhoso e que gera entulhos, mas é o método mais tradicional. É necessário retirar parte do reboco da região infiltrada e fazer aberturas equidistantes e longitudinais na base da alvenaria, até expor a viga baldrame. Essas aberturas devem ser feitas intercaladas, com uma certa distância de uma para outra, afim de evitar a instabilidade e, consequentemente, danos na estrutura. Após ser feita a limpeza do local, deve ser aplicado uma camada de impermeabilizante líquido, esperar a secagem e reconstruir a alvenaria nos trechos abertos

  • É muito comum vermos em alvenarias já revestidas e pintadas umidade ascendente oriunda de falta ou deficiência de impermeabilização nos alicerces ou, ainda, excesso de umidade do lado externo da alvenaria, por exemplo, águas da chuva provenientes de beirais muito curtos. O revestimento, em geral, atinge a altura de 1 metro acima do piso, se apresenta sempre úmido, a pintura se destacando, e o emboço com pouca resistência. A correção desse problema é sempre trabalhosa e traz desconforto aos moradores e usuários.

    A primeira providência é retirar todo o emboço da alvenaria até uma altura de 1 metro acima do piso, preferencialmente nos dois lados da alvenaria. O ideal é também retirar o rodapé quando este existir.

    Deve-se varrer muito bem a superfície, retirando todas as partes soltas, e o pó, bem como realizar a aplicação de um impermeabilizante semiflexível conforme as recomendações do fabricante.

    Depois de aplicado o impermeabilizante, proceder normalmente ao revestimento desejado.