SóProvas


ID
2837236
Banca
FCC
Órgão
CREMESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

As portas utilizadas na comunicação da placa-mãe com dispositivos de armazenamento de dados, tais como discos rígidos internos, SSDs e unidades ópticas são as portas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Serial ATA, SATA ou S-ATA (acrônimo para Serial AT Attachment) é uma tecnologia de transferência de dados em série entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa (mass storage devices) como unidades de disco rígido e drives ópticos.

    É o sucessor da tecnologia ATA (acrônimo de AT Attachment, introduzido em 1984 pela IBM em seu computador AT. ATA, também conhecido como IDE ou Integrated Drive Electronics) que foi renomeada para PATA (Parallel ATA) para se diferenciar de SATA.

    Diferentemente dos dispositivos de interface PATA, que transmitem os dados através de cabos de quarenta ou oitenta fios paralelos, o que resulta num cabo demasiadamente largo, os dispositivos de interface SATA transferem os dados em série. Os cabos Serial ATA são formados por dois pares de fios (um par para transmissão e outro par para recepção) usando transmissão diferencial, e mais três fios terra, totalizando 7 fios,[1] o que permite usar cabos com menor diâmetro que não interferem na ventilação do gabinete.

    As principais vantagens sobre a tradicional interface paralela é que o SATA, com a estratégia de transmissão serial, possui maior rapidez na transferência de dados, possibilidade de remover ou acrescentar dispositivos do tipo hot-swap e utilização de cabos mais finos que permitem o resfriamento de ar de forma mais eficiente.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !