SóProvas


ID
2837269
Banca
FCC
Órgão
CREMESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A estrutura de diretórios do sistema operacional Linux segue a padronização estabelecida pelo Filesystem Hierarchy Standard que padroniza também o conteúdo de cada diretório. Nessa padronização, caso se deseje localizar o comando fdisk, ele será encontrado no diretório

Alternativas
Comentários
  • Resposta D é a correta (/sbin).

    O diretório /sbin contém os executáveis para administração do sistema.

    A - /etc é onde se encontram a maioria dos arquivos de configuração.

    B - /bin é onde se encontram os executáveis (essenciais em caso de pane) que podem ser acessados por qualquer usuário.

    C - /dev é onde se encontram os arquivos de ligação com o hw.

    E - /usr/bin é onde se encontram os executáveis não essenciais em caso de pane.




  • Configurações do sistema: /etc

    No diretório /etc ficam arquivos de configuração que podem ser usados por todos os softwares, além de scripts especiais para iniciar ou interromper módulos e programas diversos. É no /etc que se encontra, por exemplo, o arquivo resolv.conf, com uma relação de servidores DNS que podem ser acessados pelo sistema, com os parâmetros necessários para isso.

    Binários executáveis: /binNo diretório /bin estão localizados os binários executáveis que podem ser utilizados por qualquer usuário do sistema. São comandos essenciais, usados para trabalhar com arquivos, textos e alguns recursos básicos de rede, como o cpmvping e grep.

    Arquivos de dispositivos: /devNo Linux, tudo é apresentado na forma de arquivos. Ao plugar um pendrive no computador, por exemplo, um arquivo será criado dentro do diretório /dev e ele servirá como interface para acessar ou gerenciar o drive USB. Nesse diretório, você encontra caminhos semelhantes para acessar terminais e qualquer dispositivo conectado ao computador, como o mouse e até modems

    Binários do sistema: /sbinAssim como o /bin, este diretório armazena executáveis, mas com um diferencial: são aplicativos utilizados por administradores de sistema com o propósito de realizar funções de manutenção e outras tarefas semelhantes. Entre os comandos disponíveis estão o ifconfig, para configurar e controlar interfaces de rede TCP/IP, e o fdisk, que permite particionar discos rígidos, por exemplo.

    Programas diversos: /usrSe você não encontrar um comando no diretório /bin ou /sbin, ele certamente está aqui. O /usr reúne executáveis, bibliotecas e até documentação de softwares usados pelos usuários ou administradores do sistema. Além disso, sempre que você compilar e instalar um programa a partir do código-fonte, ele será instalado nesse diretório.

  • Gabarito D

    O diretório “/bin” armazena os executáveis de alguns comandos básicos do sistema, como o su, tar, cat, rm, pwd, etc., um conjunto que na maioria das distribuições ocupa de 6 a 8 MB, pouca coisa. O principal motivo de eles ficarem separados dos outros executáveis do sistema (que vão dentro da pasta /usr) é permitir que eles continuarem acessíveis desde o início do boot, mesmo que você resolva armazená-la em um diretório separado.

    Ele é complementado pelo diretório “/sbin“, que tem a mesma função básica, mas se diferencia por armazenar aplicativos que podem ser usados apenas pelo root, como, por exemplo, o “adduser”, que permite criar novos usuários.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !