LETRA B
Equilíbrio de Mercado: Qo = Qd
- 5 + 2P = 10 - 3P
P = 3
Nova Demanda
- 5 + 2P = 15 - 3P
P = 4
Ao vermos isso podemos perceber que temos uma alteração no preço. Alterações nos preços dos produtos geram um movimento AO LONGO das curvas.
a) O contrário, o preço subiu de 3 para 4
b) CORRETA. Houve um aumento de aproximadamente 33,33% no preço de Equilíbrio
c) Primeira parte está OK e é justificada pela letra B. A segunda parte eu confesso que ainda estou tentando digerir. Se alguém puder dar uma explicada um pouco melhor vai ser ótimo.
A minha melhor explicação é que pelo fato existirem bens que fazem exceção a lei da demanda, bens de Giffen, a questão poderia estar tratando de um bem de Giffen que, neste caso, causaria um na quantidade de equilíbrio.
d) Não, alterações no preço não deslocam as curvas tanto de oferta quanto de demanda.
e) Idem a Letra D
Essas justificativas foram todas tiradas da minha cabeça e sem consultar fontes. Qualquer erro me avisem que eu corrijo.
Uma forma simples de resolver esta questão sem utilizar cálculos é perceber que houve uma alteração somente no intercepto da curva da demanda (Qd1 = 10 - 3P e Qd2 = 15 - 3P) e como a alteração foi positiva (15 - 10 = 5) o deslocamento da curva de demanda será para a direita.
Nos movimentos da curva de demanda, o preço e a quantidade andam juntos, ou seja, quando há um deslocamento para a direita da curva de demanda haverá o aumento do preço e da quantidade de equilíbrio.
A única alternativa que vai ao encontro disso é a alternativa B.