SóProvas


ID
2838325
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após a saída do paciente, há necessidade de se realizar a limpeza da cama e mobiliário; há situações em que deve-se também fazer a limpeza de todo o ambiente (limpeza terminal): teto, paredes, piso e banheiro. Das alternativas a seguir, assinale aquela em que se recomenda a limpeza terminal:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra b

    Limpeza terminal

    Trata-se de uma limpeza mais completa, incluindo todas as superfícies horizontais e verticais, internas e externas. É realizada na unidade do paciente após alta hospitalar, transferências, óbitos (desocupação do local) ou nas internações de longa duração (programada).

    As programadas devem ser realizadas no período máximo de 15 dias quando em áreas críticas (YAMAUSHI et al., 2000; PREFEITURA..., 2007).

    Em áreas semicríticas e não críticas o período máximo é de 30 dias.


    Referência:

    Segurança do paciente em serviços de saúde: limpeza e desinfecção de superfícies/Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Anvisa, 2012.

  • B.

    *princípios da limpeza:

    -> Do mais limpo para o mais sujo;

    -> Da esquerda para direita;

    -> De cima para baixo;

    -> Do distal para o proximal.

  • biossegurança = é a classificação correta para a questão

    Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Biossegurança. De acordo com o COFEN, a limpeza hospitalar é capaz de remover sujidade, além de evitar a disseminação de infecção pelo ambiente. Existem 3 tipos de limpeza.

    - Concorrente = realizada enquanto o paciente encontra-se no apartamento, nas dependências da instituição de saúde.

    - Terminal = realizada após a saída do paciente, seja por alta, óbito ou transferência. Esse ato compreende a limpeza de superfícies, sejam elas verticais ou horizontais, e desinfecção do mobiliário.

    - De manutenção = manter o padrão da limpeza das dependências, nos intervalos entre as limpezas concorrentes ou terminais.

    A higienização e a desinfecção de superfícies são elementos que convergem para a sensação de bem-estar, segurança e conforto dos pacientes, profissionais e familiares nos serviços de saúde. Corrobora também para o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, por garantir um ambiente com superfícies limpas, com redução do número de microrganismos e apropriadas para a realização das atividades desenvolvidas nesses serviços.

    A) INCORRETO - Se o paciente necessitar de curativo complexo. É NECESSÁRIO FAZER UMA LIMPEZA DE MANUTENÇÃO.

    B) CORRETO - Se o paciente se encontrava em isolamento. PARA RETIRAR QUALQUER CONTAMINAÇÃO QUE TENHA PERMANECIDO NO LOCAL.

    C) INCORRETO - Se o paciente apresenta comportamento de risco. É NECESSÁRIO FAZER UMA LIMPEZA CONCORRENTE.

    D) INCORRETO - Se o paciente sair para procedimento cirúrgico. É NECESSÁRIO FAZER UMA LIMPEZA DE MANUTENÇÃO OU CONCORRENTE.

    E) INCORRETO - Se o paciente sair para realizar exame fora da unidade hospitalar. É NECESSÁRIO FAZER UMA LIMPEZA DE MANUTENÇÃO OU CONCORRENTE.

    Gabarito do Professor: B .