SóProvas


ID
2838328
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise os itens a seguir. Em qual(is) situação(ões) se recomenda a esterilização de materiais?


I. Materiais com elevado potencial de risco de provocar infecção, porque são introduzidos diretamente em tecidos normalmente estéreis.

II. Materiais com elevado potencial de risco de provocar infecção, porque entram em contato com a excreta dos pacientes, como papagaio e comadre.

III. Materiais com elevado potencial de risco de provocar infecção, porque entram em contato com mucosas íntegras.

IV. Materiais com elevado potencial de risco de provocar infecção, porque entram em contato direto com o paciente.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • ARTIGO CRÍTICO: Penetração em tecidos e órgãos e requer esterilização para uso. ex: instrumental cirúrgico, agulhas hipodérmicas, cateteres vasculares, pinças de biópsia.


    ARTIGO SEMICRÍTICO: Entra em contato com a pele não íntegra ou com mucosas, requer desinfecção de alto nível ou esterilização. Ex: equipamento de terapia respiratória e de anestesia, endoscopia.


    ARTIGO NÃO CRÍTICO: Contato apenas com pele íntegra, requer limpeza apenas ou desinfecção de baixo ou médio nível. Ex: roupas de cama e banho, mobiliário de paciente, paredes e pisos, termômetro axilar, diafragma de estetoscópio e esfigmomanômetro.

  • Gabarito: letra a

    Classificação de artigos hospitalares

    Os artigos utilizados nos serviços de saúde são classificados em três categorias, propostas pela primeira vez por Spaulding, conforme o grau de risco de provocar infecção nos pacientes.

    Artigos críticos

    Conceito: Materiais com elevado potencial de risco de provocar infecção, porque são introduzidos diretamente em tecidos normalmente estéreis.

    Processo: Indicação de esterilização.

    Exemplos: Instrumental cirúrgico, agulhas, cateteres intravasculares e dispositivos a eles conectados, como equipos de solução e torneirinhas.

    Artigos semicríticos

    Conceito: Aqueles que entram em contato com mucosa íntegra e pele não-intacta; pode-se tornar artigo crítico se ocorrer lesão acidental durante a realização do procedimento.

    Processo: A esterilização não é obrigatória, porém desejável; há indicação de, no mínimo, desinfecção de alto nível.

    Exemplos: Equipamentos de anestesia e endoscópios.

    Artigos não críticos:

    Conceito: Materiais que entram em contato somente com a pele íntegra e geralmente oferecem baixo risco de

    infecção.

    Processo: Dependendo do grau de contaminação, podem ser submetidos à limpeza ou desinfecção de baixo

    ou médio nível.

    Exemplos: Artigos como comadre, papagaio, termômetros.


    Referência:

    Profissionalização de auxiliares de enfermagem: cadernos do aluno: fundamentos de enfermagem / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. - 2. ed. rev., 1.a reimpr. - Brasília: Ministério da Saúde; Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.