SóProvas


ID
2838352
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Norma Regulamentadora (NR) 32 conceitua as atividades de risco e afazeres profissionais capazes de proporcionar dano, doença ou morte aos indivíduos. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, correspondendo à classificação dos riscos biológicos. Em seguida, assinale a alternativa que possui a sequência CORRETA de cima para baixo:


(1) Classe de risco 1

(2) Classe de risco 2

(3) Classe de risco 3

(4) Classe de risco 4


( ) Risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. Pode causar doenças ao ser humano, para as quais existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.

( ) Risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade elevada de disseminação para a coletividade. Apresenta grande poder de transmissibilidade de um indivíduo a outro. Pode causar doenças graves ao ser humano, para as quais não existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.

( ) Risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade de disseminação para a coletividade. Pode causar doenças e infecções graves ao ser humano, para as quais nem sempre existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.

( ) Baixo risco individual para o trabalhador e para a coletividade, com baixa probabilidade de causar doença no ser humano.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra b

    NORMA REGULAMENTADORA 32 - NR 32

    SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

    ANEXO I

    Os agentes biológicos são classificados em:

    Classe de risco 1: baixo risco individual para o trabalhador e para a coletividade, com baixa probabilidade de causar doença ao ser humano.

    Classe de risco 2: risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças ao ser humano, para as quais existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.

    Classe de risco 3: risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças e infecções graves ao ser humano, para as quais nem sempre existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.

    Classe de risco 4: risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade elevada de disseminação para a coletividade. Apresenta grande poder de transmissibilidade de um indivíduo a outro. Podem causar doenças graves ao ser humano, para as quais não existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.

  • Exemplo atual de classe de risco 3 é o manejo a pacientes com COVID19

  • Gabarito: Letra B.

     

     

    Complementando a excelente observação do colega "Sem pressa, mas sem pausa" do Qconcursos sobre o COVID-19 no atual momento em que vivemos e sua classificação segundo os riscos biológicos.

     

     

    De acordo com Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (2019-nCoV).MS.Brasília-DF.2020

     

     

    Tratamento de resíduos

    Conforme o que se sabe até o momento, o novo coronavírus (2019-nCoV) pode ser enquadrado como agente biológico classe de risco 3, seguindo a Classificação de Risco dos Agentes Biológicos publicada em 2017 pelo Ministério da Saúde, sendo sua transmissão de alto risco individual e moderado risco para a comunidade.