- ID
- 2838865
- Banca
- Colégio Pedro II
- Órgão
- Colégio Pedro II
- Ano
- 2017
- Provas
- Disciplina
- Contabilidade Geral
- Assuntos
Em relação à Demonstração do Valor Adicionado (DVA), são feitas as seguintes afirmações:
I. A entidade, sob a forma jurídica de sociedade por ações, com capital aberto, ou não, deve elaborar a DVA e apresentá-la como parte das demonstrações contábeis divulgadas ao final de cada exercício social. É recomendada, entretanto, a sua elaboração por todas as entidades que divulgam demonstrações contábeis.
II. A demonstração em questão tem por objetivo apresentar, de forma ordenada e sintética, a riqueza gerada pela entidade em determinado período, bem como a sua distribuição.
III. O valor adicionado recebido em transferência representa a parte da riqueza da empresa que foi gerada por terceiros e enviada à empresa.
IV. As receitas financeiras, de equivalência patrimonial, de aluguel e royalties, devem ser consideradas como Valor Adicionado recebido em transferência, pois representam a riqueza que foi criada pela própria entidade e por terceiros.
V. A Lei n. 11.638/2007 tornou obrigatória a DVA para todas as companhias abertas.
VI. A distribuição da riqueza criada deve ser detalhada, minimamente, da seguinte forma: pessoal e encargos; impostos, taxas e contribuições; juros e aluguéis; juros sobre o capital próprio (JCP) e dividendos; lucros retidos/prejuízos do exercício.
Estão corretas