-
O que é SSL e TLS
O SSL (Secure Sockets Layer) e seu sucessor TLS (Transport Layer Security) são protocolos de criptografia projetados para internet. Permitem a comunicação segura entre os lados cliente e servidor de uma aplicação web.
A grande vantagem desses protocolos é que eles agem como uma subcamada nos protocolos de comunicação na internet (TCP/IP). É aí que entra a diferença entre o HTTP e o HTTPS, do qual o primeiro é trafegado em texto puro e o segundo encriptado com SSL/TLS. Ou seja, é possível operar com ou sem TLS (ou SSL), basta o cliente indicar ao servidor se quer configurar uma conexão segura ou não. Existem duas principais formas de alcançar este objetivo: uma é usar portas diferentes para conexões TLS, por exemplo, a porta TCP/443 para HTTPS; a outra é usar a mesma porta e ter a solicitação do cliente ao servidor para mudar a conexão com TLS usando um mecanismo específico do protocolo, por exemplo, STARTTLS para protocolos de e-mail como IMAP e POP3.
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/seguranca-como-funciona-o-protocolo-ssltls/
-
Gabarito E
O Transport Layer Security (TLS), assim como o seu antecessor Secure Sockets Layer (SSL), é um protocolo de segurança que protege as telecomunicações via internet para serviços como e-mail (SMTP), navegação por páginas (HTTPS) e outros tipos de transferência de dados.
Existem algumas pequenas diferenças entre o SSL 3.0 e o TLS 1.0, mas o protocolo permanece substancialmente o mesmo. O termo "SSL" aqui usado aplica-se a ambos os protocolos, exceto se disposto em contrário. O protocolo SSL 3.0 também é conhecido como SSL3 e o TLS 1.0 como TLS1 ou ainda SSL3.1.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
TLS
- Utiliza HMAC
- OU-exclusivo da complementação + chave secreta
- Implementa segurança acima da camada do TCP na internet.
- Sua implementação conjunta com o Security Socket Layer (SSL) resultou no que é conhecido como SSL/TLS.
- Foi criado a partir de uma necessidade de padronizar o SSL.
- Inclui, em suas versões mais novas, cifras mais fortes, incluindo o Advanced Encryption Standard (AES).
- Dificulta a análise de tráfego por um atacante.