I. Uma chave estrangeira é um campo, que faz referência para a chave primária de outra tabela ou da mesma tabela.
Correto mas deveria ser errado.
A chave estrangeira pode se relacionar com uma coluna (ou conjunto de colunas) contanto que esta coluna (ou conjunto de colunas) seja unique (a chave primária é por natureza única...)
Portanto, se fôssemos ao pé da letra, a sentença I estaria incorreta mas em concurso às vezes temos que ir no menos errado
II. Especialização é uma abstração em que os conjuntos de relacionamentos são tratados como conjuntos de entidades de nível superior e podem participar de relacionamentos.
Errado:
Especialização tem a ver com conjuntos de entidades. O enunciado dessa sentença II está se referindo à agregação. Dado que no modelo entidade relacionamento, não é possível, relacionar relacionamento com relacionamento, a agregação propicia uma abstração no qual relacionamento são tratados como entidades de forma que possam se relacionar com entidades. Ao fazer isso, a agregação que vai ser composta pelas duas entidades (supondo um relacionamento binário) e o relacionamento são classificados como entidade superior.
III. No relacionamento 1-para-N (um-para-muitos), a chave estrangeira situa-se na entidade de cardinalidade muitos.
Correto.
IV. Relacionamentos N-para-M (muitos-para-muitos) são mapeados em relações extras contendo uma chave primária criada artificialmente e as chaves primárias das relações envolvidas.
Confusa
Considere um relacionamento R N-para-M entre as entidades A e B onde Pa e Pb são as chaves primárias de A e B respectivamente. Considere também que o relacionamento R tem os atributos R1 e R2.
O modelo relacional é composto pela tabela Ta oriunda da entidade A (com chave primária Pa), Tabela Tb (com chave primária Pb) oriunda da entidade B, e tabela Tr oriunda do relacionamento R. Portanto, há uma relação extra de fato.
Contudo,a chave primária de Tr é (Pa, Pb) onde Pa e Pb , são isoladamente, chaves estrangeiras para Ta e Tb respectivamente. Ou seja, as próprias chaves estrangeiras são a chave primária de Tr.
Portanto, ao meu ver, a sentença IV é muito confusa...mas concurso, é assim, na dúvida vai na menos errada....
Então, sabendo que II está errada (sem dúvida) e III está correto (sem dúvida), e que a I está correta (mas considerando a observação que fiz) a melhor opção é a letra E;
A redação perfeita para alternativa IV ficaria:
IV. Relacionamentos N-para-M (muitos-para-muitos) são mapeados em relações extras contendo uma chave primária criada artificialmente COM as chaves primárias das relações envolvidas.
Acredito que assim alternativa não geraria ambiguidades, pois para mapear relacionamentos N:M devemos:
> Criar relação (tabela) extra;
> A chave primária desta nova relação é composta pelas chaves primárias das antigas relações.
O examinador apenas quis dificultar nossa visão usando o termo 'chave primária artificial'.
GABARITO ALTERNATIVA E