SóProvas


ID
2839480
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Em segurança computacional e programação, o ataque que explora a falta de tratamento dos dados de uma entrada do sistema tentando injetar strings maiores que as permitidas no intuito de invadir outras áreas de memória é o

Alternativas
Comentários
  • Buffer overflow.

    Em segurança computacional e programação, um transbordamento de dados ou estouro de buffer (do inglês buffer overflow ou buffer overrun) é uma anomalia onde um programa, ao escrever dados em um buffer, ultrapassa os limites do buffer e sobrescreve a memória adjacente. Esse é um caso especial de violação de segurança de memória.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Transbordamento_de_dados

  • Injection sniffing (Conheço apenas o Packet Injection)

    Buffer overflow Resposta

    Spoofing (O spoofing é um tipo de ataque no qual um hacker se passa por outro aparelho ou usuário de uma rede com o objetivo de roubar dados, disseminar malware ou contornar controles de acesso. Suas formas mais comuns são spoofing de IP, e-mail e DNS)

    Phishing (Phishing, phishing-scam ou phishing/scam, é o tipo de fraude por meio da qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuário, pela utilização combinada de meios técnicos e engenharia social)

    SYN Flood (É uma forma de ataque de negação de servico (também conhecido como Denial of Service - DoS) em sistemas computadorizados, na qual o atacante envia uma sequência de requisições SYN para um sistema-alvo visando uma sobrecarga direta na camada de tranporte e indireta na camada de aplicação do modelo OSI)

  • Gabarito B

    Um buffer overflow (ou transbordamento de dados) acontece quando um programa informático excede o uso de memória assignado a ele pelo sistema operacional, passando então a escrever no setor de memória contíguo. Essas falhas são utilizadas por cibercriminosos para executar códigos arbitrários em um computador, o que possibilita muitas vezes aos atacantes controlar o PC da vítima ou executar um ataque de negação de serviço (DDoS).

    Se analisarmos bem, um buffer overflow é causado em um aplicativo informático quando ele não possui os controles de segurança necessários em seu código de programação. É importante lembrar que para transbordar a memória, é preciso ter conhecimentos de programação e noções básicas de arquitetura de sistemas operacionais.

    O princípio de um transbordamento de buffer é baseado na arquitetura do processador onde o aplicativo vulnerável é executado, seja ele de 32 ou de 64 bits. Os dados inseridos em um aplicativo são armazenados na memória de acesso aleatório, em um setor conhecida como buffer. Um programa desenhado corretamente deveria estipular um tamanho máximo para dados recebidos e garantir que esses valores não sejam superados.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !