-
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm
1.1. A Impessoalidade
Percebe-se, assim, que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre:
a) da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção, é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação. Obtém-se, assim, uma desejável padronização, que permite que comunicações elaboradas em diferentes setores da Administração guardem entre si certa uniformidade;
b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a outro órgão público. Nos dois casos, temos um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal;
c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal.
-
Resposta correta seria letra C, pois os itens I, II e II estão de acordo do o Manual de Redação da Presidência da República.
-
Concordo, Daniel Reis. A resposta seria a letra C.
-
Realmente a alternativa correta é a letra C.
-
Realmente, percebi que a alternativa correta seria a letra C.
-
Segue o meu raciocínio:
I- O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre da ausência de impressões individuais de quem comunica, embora trate de um expediente que será assinado por pessoa física.
comparando a assertiva:
a) da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate por exemplo de um expediente assinado por chefe de determinada seção, é sempre em nome do serviço público que é feita a comunicação. Obtém-se, assim uma desejável padronização que permite que comunicações elaborada em diferentes setores administrativos guardem entre si certa uniformidade. (Não afirma que é um expediente assinado por pessoa física). ERRADA.
II- O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre da impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades, podendo se dirigir ao cidadão, sempre concebido como público, ou a outro órgão público
Fazendo a comparação:
b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público ou outro órgão público. nos dois casos temos destinatário concebido de forma homogênea e impessoal. (correto)
III- O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre do caráter impessoal do próprio assunto tratado, pois se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não caiba qualquer tom particular ou pessoal.
Novamente comparando a assertiva:
c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringisse a questões que dizem respeito ao interesse publico, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal. (correto)
Acredito que seja uma questão sem gabarito correto. Se encontrarem erro no meu raciocínio por favor podem corrigir!
-
O Gabarito ainda é preliminar... Deve ser por isso que não bate com o Manual. Espero que essa questão seja anulada.
-
Ta errado isso ae hein... Letra é C
-
Acho que a C está errada porque o tratamento impessoal não decorre SOMENTE da impessoalidade de quem recebe, mas da impessoalidade do emissor, mensagem e receptor.