SóProvas


ID
2841199
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as ações de saúde da mulher, analise as afirmações abaixo.


I. ( ) Os altos índices de mortalidade materna e neonatal e as taxas crescentes de cirurgia cesariana dos últimos anos evidenciam a necessidade de colocar em discussão o modelo de atenção obstétrica e neonatal hegemônico no país.

II. ( ) Apesar do avanço na melhoria da atenção ao pré-natal, ao parto e ao nascimento, fruto de uma série de esforços e de iniciativas dos governos e da sociedade nos últimos 30 anos, a redução da morbimortalidade materna e neonatal permanece como um desafio.

III. ( ) Nas práticas de atenção e de gestão, predominam arranjos organizacionais que dificultam a participação tanto de trabalhadores quanto de usuários e uma assistência marcada por intensa medicalização e intervenções potencialmente iatrogênicas, sem respaldo em evidências científicas.

IV. ( ) A rede cegonha tem por objetivo fomentar a implementação de um modelo de atenção à saúde da criança durante o seu desenvolvimento no período de zero a 5 anos.


Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, assinalando a alternativa correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • III - Nas práticas de atenção e gestão, predominam arranjos organizacionais que dificultam a participação tanto de trabalhadores como de usuários e uma assistência marcada por intensa medicalização e intervenções potencialmente iatrogênicas, sem respaldo em evidências científicas. Além disso, há uma fragilidade na rede quanto aos processos de acompanhamento da mulher no pré-natal, parto e pós-parto, nas ações do planejamento reprodutivo e saúde sexual, bem como no acompanhamento do recémnascido de risco e ações do crescimento e desenvolvimento da criança. 


    IV - Fomentar a implementação de um modelo de atenção à saúde da mulher e criança com foco na melhoria do cuidado ao parto, nascimento, crescimento e desenvolvimento da criança de zero aos 24 meses;


    FONTE: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2014/maio/29/Manual-de-ACR-em-Obstetricia-versao-26-de-maio--4-.pdf



  • I. (V ) Os altos índices de mortalidade materna e neonatal e as taxas crescentes de cirurgia cesariana dos últimos anos evidenciam a necessidade de colocar em discussão o modelo de atenção obstétrica e neonatal hegemônico no país.

    II. (V ) Apesar do avanço na melhoria da atenção ao pré-natal, ao parto e ao nascimento, fruto de uma série de esforços e de iniciativas dos governos e da sociedade nos últimos 30 anos, a redução da morbimortalidade materna e neonatal permanece como um desafio.

    III. (V ) Nas práticas de atenção e de gestão, predominam arranjos organizacionais que dificultam a participação tanto de trabalhadores quanto de usuários e uma assistência marcada por intensa medicalização e intervenções potencialmente iatrogênicas, sem respaldo em evidências científicas.

    IV. (F ) A rede cegonha tem por objetivo fomentar a implementação de um modelo de atenção à saúde da criança durante o seu desenvolvimento no período de zero a 5 anos.


  • Art. 3° São objetivos da Rede Cegonha:

    I - fomentar a implementação de novo modelo de atenção à saúde da mulher e à saúde da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses;

    II - organizar a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil para que esta garanta acesso, acolhimento e resolutividade; e

    III - reduzir a mortalidade materna e infantil com ênfase no componente neonatal.