SóProvas


ID
2841562
Banca
Quadrix
Órgão
CFBio
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos fundamentos da arquivologia, julgue o próximo item.


Os documentos de arquivo e os documentos de biblioteca são diferentes quanto ao modo por meio do qual se originaram e quanto ao modo por meio do qual entraram para as respectivas custódias.

Alternativas
Comentários
  •  GABARITO: CERTO

    Bibliotecas e museus é primordialmente cultural, técnica, didática ou científica, enquanto a dos arquivos é essencialmente funcional e administrativa, por mais que também possa haver valor cultural nos arquivos. 

    Arquivos tem caráter orgânico, ou seja, é produzido por um órgão ou organismo durante sua existência, conforme vão ocorrendo suas atividades. Com isso, há uma relação orgânica entre eles e a instituição.

    Já a biblioteca não produz nada, apenas disponibiliza o que já foi produzido. Ex: a biblioteca não fez os livros, o autor fez e disponibilizou na biblioteca, não tendo, assim, nenhuma relação orgânica entre a biblioteca e o autor.

    FONTE: Ronaldo Fonseca - Estratégia

  • Gabarito: Certo


    Distinção entre arquivo e biblioteca


    Arquivo - criados ou recebidos (acumulados)

    -- Único exemplar ( ou 1 exemplar e um n° limitado de cópias)


    Biblioteca - não produzidos pela instituição

    -- (Compra, doação, permuta)

    -- (Estudo, pesquisa, consultas)



    Loja do Concurseiro, professor Petronio Castro

  • questão nada haver

  • Gab: Certo

    Enquanto os documentos de arquivo se originam nas organizações, com caráter primário, que é a função administrativa, os documentos de biblioteca se originam por meio de doação, compra ou permuta, e têm função cultural.

  • Com relação a primeira parte da informação: "são diferentes quanto ao modo por meio do qual se originaram".

    ESTÁ CORRETO, pois enquanto os D.C (documentos de arquivos) são PRODUZIDOS ou RECEBIDOS, os D.B (documentos da biblioteca) são COMPRADOS, DOADOS...

    Com relação a segunda parte da informação: "e quanto ao modo por meio do qual entraram para as respectivas custódias".

    ESTÁ CORRETA, pois os D.C têm valor HISTÓRICO, enquanto os D.B têm valor CULTURAL.

  • GABARITO: CERTO

    Arquivo

    O arquivo guarda documentos com finalidades funcionais. Os documentos de arquivo são ACUMULADOS de forma orgânica e natural, geralmente em exemplar único ou limitado número de cópias ou vias. Os documentos que tratam do mesmo assunto ou assuntos correlatos são mantidos como um conjunto, e não como peças isoladas. Por isso o documento de arquivo possui muito mais valor quando inserido em seu conjunto do que fora dele (caráter orgânico). Os documentos são unidos pela sua origem ou proveniência, tem como principal suporte utilizado o papel e principal gênero o textual. O arquivo é órgão receptor e seu público são os administradores (ou quem tenha produzido seus documentos) e pesquisadores. Sua função é provar e testemunhar. 

    Biblioteca 

    A biblioteca conserva documentos com finalidades educativas e culturais. Seus documentos são obtidos por compra, doação ou permuta de diversas fontes, e tratados como peças isoladas. Esses documentos existem em vários exemplares, e são unidos pelo seu conteúdo, e em sua maior parte, são impressos. Os documentos da biblioteca são COLECIONADOS, e seu público é formado por pesquisadores, estudantes e cidadão comuns. Sua função é instruir e educar.

    FONTE: PONTO DOS CONCURSOS

  • Os documentos de arquivo se originam da necessidade de registrar as informações em algum suporte documental para que as atividades institucionais possam ser desenvolvidas.

    Os documentos de biblioteca se originam da necessidade de estruturar um acerto biblioteconômico.

    A custódia dos documentos arquivísticos se dá por uma acumulação natural, orgânica, enquanto das obras biblioteconômicas se dá por compra, doação ou permuta, a partir de uma coleção.

    Gabarito do Professor: CERTO.





  • Arquivo:

    • criado, recebido, acumulado;
    • fins administrativos;
    • único exemplar.

    Biblioteca:

    • comprado, doado, recebido, permutado, colecionado;
    • fins culturais, científicos, didáticos, técnicos;
    • vários exemplares.