-
GABARITO: CERTO
Descrição do geral para o particular – com o objetivo de representar o contexto e a estrutura hierárquica do fundo e suas partes componentes.
Fonte: http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/nobrade.pdf
-
Sim, partindo do nível mais alto para o nível mais baixo.
Resposta: certa
-
Complementando...
NOBRADE:
Esta norma tem como pressupostos básicos o respeito aos fundos e a descrição multinível, adotando os princípios expressos na ISAD(G), quais sejam:
Descrição do geral para o particular – com o objetivo de representar o contexto e a estrutura hierárquica do fundo e suas partes componentes;
Informação relevante para o nível de descrição – com o objetivo de representar com rigor o contexto e o conteúdo da unidade de descrição;
Relação entre descrições – com o objetivo de explicitar a posição da unidade de descrição na hierarquia;
Não repetição da informação – com o objetivo de evitar redundância de informação em descrições hierarquicamente relacionadas.
-
A NOBRADE (Norma Brasileira de Descrição Arquivística) é um dos instrumentos de descrição disponíveis, assim como a ISAD(G) e a ISAAR(CPF), por exemplo.
A descrição no âmbito da NOBRADE é feita do geral para o particular, ou seja, do acervo documental até o item documental.
Fonte: Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Gabarito do Professor: CERTO.