-
Gab. ERRADO
Um documento de arquivo nunca pode ser comprado.
-
DATA DE PRODUÇÃO:
Elemento de identificação cronológica pelo qual se indica a data em que o documento foi produzido.
-
Data de acumulação
Elemento de identificação cronológica que leva em consideração variantes da história de formação do acervo como herança de fundos, sucessão arquivística e aquisições por compra ou doação.
Data de produção
Elemento de identificação cronológica pelo qual se indica a data em que o documento foi produzido.
http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/nobrade.pdf
-
ERRADO
ORDENAÇÃO DE DOCUMENTO
· A ordenação numérica pertence ao método indireto, pois há a necessidade de consulta a outras ferramentas para localizar o documento (índices, tabelas, quadros etc).
· A ordenação cronológica(PADRÃO), a numeração ocorre no documento, pois é numerado segundo a sua data de produção ou recebimento.
· A ordenação alfabética utiliza o nome para organizar os documentos, e pertence ao sistema direto, pois a busca pelo documento ocorre pelo nome, sem a necessidade de qualquer ferramenta auxiliar (tabela, quadro, índice etc).
· A ordenação por assunto é realizada segundo o método ideográfico, que se subdivide em dicionário, enciclopédico, decimal e unitermo.
· A ordenação geográfica o tipo Cidade-Estado-País não é necessário priorizar as capitais. Tal necessidade somente ocorre na ordenação do tipo Estado-Cidade e País-Cidade.
-
O glossário da NOBRADE elenca diversos termos arquivísticos, inclusive a data de produção.
Segundo o glossário, a data de produção é o elemento de identificação cronológica pelo qual se indica a data em que o documento foi produzido.
A definição dada pela questão faz referência à data de acumulação e não à de produção. Essa definição também pode ser encontrada na NOBRADE.
Resposta: errada
-
Há vários tipos de datas que podem ser identificadas durante a descrição de um documento arquivístico. Cada uma delas possui uma função.
A data-limite, por exemplo, define a data de início e do término do período que abrange uma unidade descritiva.
Já a data-tópica vai indicar o local de produção do documento.
A definição apresentada pela questão faz referência à data de acumulação. A data de produção seria a data cronológica que indica quando o documento foi criado/produzido.
Fonte: Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Gabarito do Professor: ERRADO.