SóProvas


ID
284179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca das características econômicas e sociais da América
Portuguesa Colonial, julgue os seguintes itens.

Na atividade açucareira, havia maior diversidade ocupacional (administradores, artistas, artesãos etc.) do que na economia de mineração, que era voltada para a extração de ouro.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA
    Ao contrário da empresa açucareira, na mineiração estava toda a máquina burocrática de Portugal para controle de qualidade (no sentido de assegurar arrecadação) e principalmente acerca de subtração de produtos das minas. Logo houve demanda de um contigente variado de colaboradores como também vários profissionais para servir o empreendimento.
  • Na verdade, é o contrário do que a questão sugere.
    As regiões de mineração se caracterizavam por uma sociedade menos fechada, menos aristocrática e predominantemente urbana. Havia possibilidade de ascensão social para pessoas livres, e de alforria para escravos. Era uma sociedade cheia de contrastes sociais e, por ter ênfase urbana, apresentava grande diversidade ocupacional.
    Na atividade açucareira, a sociedade era majoritariamente agrária, patriarcal, aristocrática, praticamente sem mobilidade social, conservadora e "bipolar": dividida entre senhores (dominantes) e escravos (dominados).
  • a sociedade aurífera, de fato, nota-se uma classe média onde havia muita desigualdade no auge do ouro (1733-1748),a qual apenas grandes mineradores exploravam o ouro das minas

  • Na verdade, é o contrário.

    As regiões de mineração abrigavam uma sociedade mais aberta, dinâmica e menos aristocrática. Além disso, era predominantemente urbana.

    A sociedade açucareira, por outro lado, tinha uma sociedade majoritariamente agrária, patriarcal e aristocrática. A sociedade açucareira dividia-se basicamente em senhores de engenho e escravos.

    Resposta: Errado

  • Questão errada! minha contribuição:

    A Sociedade Mineradora. Desta estrutura social diferenciada faziam parte os setores mais ricos da população - chamados "grandes" da sociedade - mineradores, fazendeiros, comerciantes e altos funcionários, encarregados da administração das Minas e indicados diretamente pela Metrópole.

  • GABARITO: ERRADO

    A sociedade mineradora foi mais diversificada do que a açucareira, como por exemplo o surgimento de novas profissões e a chamada "classe média urbana", além de ser mais urbanizada do que a sociedade açucareira (predominantemente rural). Além disso, a mineradora contribuiu para a formação de diversos núcleos urbanos na região de MG, vale ressaltar ainda a importância do mercado interno na sustentação da sociedade mineradora.

  • Errado.

    A sociedade açucareira dividia-se, praticamente, em senhores de engenhos e escravos.