SóProvas


ID
284182
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca das características econômicas e sociais da América
Portuguesa Colonial, julgue os seguintes itens.

Os paulistas descobriram as minas de ouro e foram os primeiros a explorá-las.

Alternativas
Comentários
  • Questão CERTA.

    A Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709, pelo direito de exploração das recém descobertas jazidas de ouro, na região das Minas Gerais, no Brasil. O conflito contrapunha, de um lado, os desbravadores vicentinos, que haviam descoberto a região das minas e que por esta razão reclamavam à exclusividade de explorá-las; e de outro lado um grupo heterogêneo composto de portugueses e imigrantes das demais partes do Brasil – pejorativamente apelidados de “emboabas” pelos vicentinos –, todos atraídos à região pela febre do ouro.

    Pelo fato de terem sido os primeiros a descobrir, os paulistas queriam ter mais direitos e benefícios sobre o ouro que haviam encontrado, uma vez que este, estava nas terras em que viviam.

    Entretanto, os forasteiros pensavam e agiam diferentemente; estes, por sua vez, eram os chamados emboabas. Os emboabas formaram suas próprias comunidades, dentro da região que já era habitada pelos paulistas; neste mesmo local, eles permaneciam constantemente vigiando todos os passos dos paulistas. Os paulistas eram chefiados pelo bandeirante Manuel de Borba Gato; já o líder dos emboabas era o português Manuel Nunes Viana.

    Dentro desta rivalidade ocorreram muitas situações que abalaram consideravelmente as relações entre os dois grupos. Os emboabas limitaram os paulistas na região do Rio das Mortes e seu o líder foi proclamado "governador". A situação dos paulistas piorou ainda mais quando estes foram atacados em Sabará.Após seu sucesso no ataque contra os paulistas, Nunes Viana foi tido como o "supremo ditador das Minas Gerais", contudo, este, por ordem do governador do Rio de Janeiro, teve que se retirar para o rio São Francisco.

    Inconformados com o tratamento que haviam recebido do grupo liderado por Nunes Viana, os paulistas, desta vez sob liderança de Amador Bueno da Veiga, formaram um exército que tinha como objetivo vingar o massacre de Capão da Traição. Esta nova batalha durou uma semana. Após este confronto, foi criada a nova capitania de São Paulo, e, com sua criação, a paz finalmente prevaleceu.
     

    Derrota dos paulistas

    O confronto terminou por volta de 1709, graças à intervenção do governador do Rio de Janeiro, Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho. Sem os privilégios desejados e sem forças para guerrear, os paulistas retiraram-se da região. Muitos deles foram para o oeste, onde mais tarde descobriram novas jazidas de ouro, nos atuais estados do Mato Grosso e Goiás.

     

  • CORRETO.

    4 pontos importantes
    1-- Primeiro local de descobrimento de ouro foi em SP, era o ouro de lavagem (de rios e riachos) - 1540. Em 1590 foi encontrado nas Serras de SP. 2-- Ouro encontrado em abundância em 1693 em MG. 3-- Ato Régio, de 1694, que garante a posse do Ouro e Prata de quem descobrisse. Quem encontrou primeiro foram os paulistas. 4-- Disso resultou a Guerra dos Emboabas entre os mineiros e paulistas em 1708.
  • Vou confessar, essa questão foi tão simples e objetiva que fiquei um pouco desconfado e em dúvida. kkkkk

  • Questão correta!

    Os bandeirantes Paulistas descobriram ouro em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso o Que atraiu para o interior um grande número de portugueses a cidades do interior começaram a aumentar de tamanho e muitas vezes apareceram ao redor delas produzindo alimentos para abastecê-las.

  • As expedições que partiam de São Paulo podiam reunir centenas de homens, entre brancos, mamelucos e indígenas aculturados, que conheciam melhor a região, as trilhas e também raízes, frutas, peixes e animais para a alimentação. As jazidas de ouro foram descobertas em áreas situadas nos limites da Capitania de São Paulo, por isso os paulistas se sentiram com direito ao ouro, opondo-se à presença de portugueses e colonos vindos de outras capitanias. O que resultou na chamada Guerra dos Emboabas. 

  • Guerra dos Emboabas foi o primeiro conflito ocorrido na região das minas e envolveu bandeirantes, os primeiros que encontraram o metal precioso, e os estrangeiros, pessoas vindas de outras partes do Brasil e de Portugal.

    Sob a liderança de Manuel de Borba Gato, guarda-mor das minas e líder dos paulistas, os desbravadores reclamavam o direito exclusivo de exploração das jazidas de ouro na região das minas.