SóProvas


ID
2842297
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Foi-se o tempo em que era possível mostrar um mundo econômico organizado em camadas bem definidas, onde grandes centros urbanos se ligavam, por si próprios, a economias adjacentes “lentas”, com o ritmo muito mais rápido do comércio e das finanças de longo alcance. Hoje tudo ocorre como se essas camadas sobrepostas estivessem mescladas e interpermeadas. Interdependências de curto e longo alcance não podem mais ser separadas umas das outras.

BRENNER, N. A globalização como reterritorialização. Cadernos Metrópole, n. 24, jul.-dez. 2010 (adaptado).


A maior complexidade dos espaços urbanos contemporâneos ressaltada no texto explica-se pela

Alternativas
Comentários
  • Ampliação da comunicação, zonas muito mais interligadas=> processo de reconfiguração da hierarquia urbana, em que as rede urbana atual de cidades, estados e países apresenta uma troca de informações, serviços e pessoas muito maior.

    Letra D

  • Questão que só precisava um pouco de interpretação.

    A questão quer que você marque uma alternativa que explique o porquê da complexidade dos espaços urbanos contemporâneos.

    Alternativa : Pouco plausível. A expansão de áreas metropolitanas não explica essa complexidade.

    Alternativa : Pouco plausível. A emancipação não explica a complexidade.

    Alternativa : Pouco plausível. Nada se tem a ver com domínios jurídicos.

    Alternativa : Correta. Só por eliminação você conseguiria marcar a alternativa correta.

    Obs:

    A maior complexidade dos espaços urbanos contemporâneos sugere que tais locais devem ser concebidos como áreas preponderantemente “Glocais”, ou seja, a escala ou rede local está inserida, integrada ou sobreposta à escala ou rede global. Esta, por sua vez, parece permear simultaneamente todos os aspectos da escala local, resultando assim numa articulação de redes multiescalares.

    Alternativa E: Pouco plausível. O ato de redefinir não explica a complexidade.

  • Nos dias de hoje as camadas estão extremamente integradas. Isso de deve, principalmente, aos recursos tecnológicos. Seria uma reconfiguração da hierarquia urbana, pois antes tudo era regionalizado e agora a articulação entre as camadas atingiu um nível em que não é mais possível ocorrer a desmembração.

  • A questão fala da inter relação comercial dos processos urbanos contemporâneos. Com a crescente globalização e complexificação dos meios produtivos, existe também o aumento da dependência entre redes, sejam elas materiais, como os transportes ou imateriais, como comunicação. É característica da contemporaneidade a terceirização e a distribuição industrial de mesmo setor produtivo entre países, em diferentes cidades.

    (Equipe Descomplica)

    A maior complexidade dos espaços urbanos contemporâneos sugere que tais locais devem ser concebidos como áreas preponderantemente “Glocais”, ou seja, a escala ou rede local está inserida, integrada ou sobreposta à escala ou rede global. Esta, por sua vez, parece permear simultaneamente todos os aspectos da escala local, resultando assim numa articulação de redes multiescalares.

    (Anglo Resolve)

  • Num mundo que caminha para a urbanização, onde metade da população mundial e cerca de oitenta e cinco por cento da brasileira reside em cidades, o tema ganha especial importância nos estudos geográficos. No texto de apoio temos uma interessante comparação entre redes geográficas do passado e as atuais fortemente influenciadas pelo meio técnico-científico-informacional. No enunciado, buscamos a alternativa que explica o aumento da complexidade dos espaços urbanos atuais.

    Análise das alternativas:

    A) Áreas metropolitanas por todo o mundo estão de fato em expansão, mas o texto cita as redes que são formadas pelos diferentes tipos de conexão e relacionamento entre regiões metropolitanas e espaços de menor intensidade tecnológica e econômica. A expansão metropolitana por si só não explica o fenômeno descrito. 
    B) A emancipação é um processo político que forma novos municípios a partir da escolha popular. Interfere na divisão politico-administrativa do espaço e não necessariamente no aumento da complexidade dos espaços urbanos.  
    C) Domínios Jurídicos não são sequer um conceito geográfico. 

    D) Articulação significa, nesse caso, agir, relacionar ou influir junto. Multi-escalar é qualquer tema geográfico que sobreponha várias escalas ou seja, atue ou ocorra em escala local, regional, nacional ou global. Desta forma redes multi-escalares articulando-se entre si significam múltiplas possibilidades de fluxos diversos entre diferentes espaços como ocorre no mundo contemporâneo interconectado. Alternativa  correta. 
    E) Regiões administrativas são recortes espaciais voltados para a administração política de territórios. Não possuem relação direta com o aumento da complexidade dos espaços urbanos. 

    Gabarito: D.
  • Letra D

    A rede urbana é o conjunto articulado de cidades e grandes centros urbanos, que se integram em escala mundial, regional e local por meio de fluxo de serviços, mercadorias, capitais, informações e recursos humanos,...o grau de integração de uma rede urbana de um país é um indicativo de seu nível de desenvolvimento.

  • Antes a hierarquia urbana era linear, hoje, todos os níveis estão intercalados.

  • Letra D

    Os espaços urbanos contemporâneos apresentam relaçoes complexas entre si, pois, mesmo com a preponderância de determinados espaços sobre outros, há uma ampliação na articulação de redes em níveis diferentes (multiescalares). Essa ampliação supera a clássica visão na qual os grandes centros urbanos sobrepunham-se nitidamente às áreas urbanas menos dinâmicas de maneira inquestionável.

  • O titulo do livro: A globalização como territorialização.

    A única alternativa que aponta, de maneira clara, um aspecto da globalização, ou seja, aumento das redes de comunicação, é a "articulação das redes multiescalares".