SóProvas


ID
2842330
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Outra importante manifestação das crenças e tradições africanas na Colônia eram os objetos conhecidos como “bolsas de mandinga”. A insegurança tanto física como espiritual gerava uma necessidade generalizada de proteção: das catástrofes da natureza, das doenças, da má sorte, da violência dos núcleos urbanos, dos roubos, das brigas, dos malefícios de feiticeiros etc. Também para trazer sorte, dinheiro e até atrair mulheres, o costume era corrente nas primeiras décadas do século XVIII, envolvendo não apenas escravos, mas também homens brancos.

CALAINHO, D. B. Feitiços e feiticeiros. In: FIGUEIREDO, L. História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013 (adaptado).


A prática histórico-cultural de matriz africana descrita no texto representava um(a)

Alternativas
Comentários
  • No texto ele fala de insegurança tanto física como espiritual, então os negros utilizavam dessa crença para minimizarem o sentimento de desamparo social. Já que eram tratados de forma desumana por conta da escravidão.  

  • O sofrimento gerado neste povo durante essa época foi enorme, por consequência este buscava encontrar proteção em objetos divinos e por meio da religiosidade afim de diminuir o estado mental de abandono.

  • Letra E

    Foi falado:

    ...A insegurança tanto fisica como espiritual gerava uma necessidade de proteção... => sentimento de desamparo social

  • Letra E

    As Bolsas de Mandiga, prática histórico-cultural de matriz africana, visavam garantir um amparo físico e espiritual, tal qual expresso no texto, a fim de minimizar o sentimento de desamparo social de escravos e homens brancos pobres. O ENEM, mais uma vez, cobra a percepção dos candidatos em relação à vida, o cotidiano dos escravos. Não apenas o trabalho forçado ou a resistência.

  • instrumento para minimizar o sentimento de desamparo social. ENEM 2020 como essa questão era apenas interpretação de texto.

  • Gabarito: E

    ''Outra importante manifestação das crenças e tradições africanas''

    Eram tradições africanas, cultuada por escravos (ocasionalmente por portugueses) deste modo, as letras B, C e D não fazem sentido. Somente a letra A e E, que é solucionada no seguinte trecho:

    ''A insegurança tanto física como espiritual gerava uma necessidade generalizada de proteção''

    Eles não cultuavam ou comemoravam festas, era um apelo à sua fé, um pedido de ajuda, assim, a letra A é inviável, restando apenas a alternativa E.

  • Letra E

    No Brasil colonial, as bolsas de mandinga serviam como escudos simbólicos a uma serie de perigos materiais e invisíveis enfrentados pela população. Diante do forte sentimento de desamparo social, tais badaluques de origem africana serviam como expediente usual de grande parte dos habitantes da América portuguesa.

  • Conseguimos resolver apenas pelo texto ''A insegurança tanto física como espiritual gerava uma necessidade generalizada de proteção''. Nesse trecho é visível que a população afro se sentia desamparada e por conta disso buscava proteção, melhor item que representa isso é o E

  • 1 Leia todo enunciado da questão até entender;

    2 Antes de ler as alternativas, leia o texto de novo e tente entender o que o enunciado pede.

    Vamos lá, o texto fala que uma importante manifestação das crenças na colônia, ou seja, costumes que eles tinham trazido de sua Terra eram como objetos de proteção e que mais tarde até os brancos usavam para ter "sorte"

    letra E "instrumento utilizado para minimizar o sentimento de desamparo social." >>>> "da má sorte, da violência dos núcleos urbanos, dos roubos, das brigas"