-
Escravocrata;
-
Letra E
A revolta dos marinheiros, popularmente conhecida como revolta da chibata foi motivada pela insatisfação com os castigos corporais sofridos pelos marinheiros de baixa patente, em sua maioria descendentes de escravizados. O movimento foi visto como uma insatisfação com a mentalidade escravocrata ainda existente na primeira república.
Fonte: Descomplica
-
Sobre a Revolta da Chibata, é importante considerar que ela não foi fruto apenas da insatisfação dos marujos com os castigos físicos. Os marujos, em geral, eram originários de famílias pobres, que sofriam com a desigualdade social existente na . Assim, a Revolta da Chibata é considerada pelos historiadores também como uma revolta contra a desigualdade social e racial existente tanto na Marinha como na sociedade como um todo.
GAB. E
-
Letra E
O que ocasionou a revolta da chibata foi os maus tratos que os marinheiros sofriam - grande maioria Negros.
Os marinheiros pensaram: A escravidão acabou, porque ainda estou apanhando a chibatadas? Com isso, resolveram se manifestar.
-
O período conhecido como República "velha" tem na instabilidade de seus primeiros anos uma característica marcante. O texto de apoio refere-se a uma grande revolta entre militares de baixa patente na marinha, conhecida como Revolta da Chibata. O enunciado procura a alternativa que apresente uma das principais causas da referida rebelião.
Análise das alternativas:
A) Este fenômeno ocorreu de fato, mas cronologicamente foi bem anterior, ocorrendo no conflito da Guerra do Paraguai iniciada décadas antes no final do século anterior.
B) A principal característica do episódio relatado foi a sublevação de militares da marinha de baixa patente que não possuíam entre suas principais preocupações políticas tão elaboradas, quanto o sistema de representação dos estados no governo federal.
C) Comandantes veteranos foram alvos da rebelião dos marinheiros e dentre os punidos os mais prejudicados foram marinheiros de baixa patente.
D) Não se tratou de uma rebelião popular em sentido estrito por não envolver a população civil muito menos a que vivia no campo já que envolveu marinheiros sediados na então capital federal do Rio de Janeiro.
E) A principal motivação da revolta foi o fim dos castigos físicos na punição de marinheiros embarcados, onde a forma mais comum era o açoitamento preso ao mastro da embarcação o que acabou por identificar o nome pelo qual foi lembrada a Revolta da Chibata. Com a abolição da escravidão ocorrida a mais de duas décadas antes, a manutenção de uma mentalidade de castigos físicos como os aplicados aos escravos demonstra claramente a presença de uma mentalidade escravista entre os oficiais da marinha da época.
Gabarito do professor: E
-
Letra E
Considerando que a maioria dos marinheiros pertenciam às camadas urbanas mais pobres e eram geralmente negros ou mulatos, os maus-tratos a que eram submetidos (incluindo desde castigos corporais até alimentos deteriorados) constituíam exemplos da mentalidade preconceituosa e escravista reinante entre a oficialidade, sendo esta oriunda dos estratos superiores da sociedade.
-
REVOLTA DA CHIBATA: João Candido se revoltou contra o tratamento dado aos marinheiros além de baixos salários , ainda recebiam castigos físicos nas baixa patentes. Tomaram o poder do navio e ameaçaram bombardear a capital caso não fossem atendidos os pedidos. Consequentemente aumentou o soldo e os castigos foram abolidos.
-
Daria para responder esta questão fazendo um paralelo com a Guerra do Paraguai.