-
Letra C
-
Letra C
Esta cena já nos remete as votações da República Velha ou Republica Oligárquica, quando o voto era aberto e os eleitores forçados a votar no candidato escolhido pelo coronel dono das terras em que trabalham. A República Oligárquica é caracterizada justamente por isso: O voto aberto, o coronelismo, o voto de cabresto, feito sob pressão, e os currais eleitorais, as áreas em que os votantes são obrigados a votar na escolha do coronel. Além disso, existia a comissão verificadora de poderes, que podia impugnar candidaturas e impedir a posse de eleitos. A repressão ao exercício da cidadania e seu direito de voto eram explicitas. Além disso, vale lembrarmo-nos de uma corrupção típica da época. A constituição de 1891 proibia o voto dos analfabetos, mas o trabalhador era ensinado a desenhar seu nome e a lei reconhecia o alfabetizado pela assinatura.
Fonte: Estratégia
-
Olha o voto de Cabresto !!!!! Com isso matava a questão, letra C
-
Letra C
Na primeira Republica existia o famoso Voto de Cabresto. O voto era aberto e as pessoas eram obrigadas a votar em quem os fazendeiros queriam, se não elas seriam mortas - simples assim.
-
O texto de apoio traz trecho de importante obra literária brasileira que aborda a realização de eleições durante a Primeira República. No fragmento é possível perceber o sistemático uso da violência e da intimidação como parte importante dos processos eleitorais. O enunciado busca a alternativa que demonstra corretamente o aspecto demonstrado no texto.
Análise das alternativas:
A) Homens analfabetos eram legalmente impedidos de votar segundo a constituição de 1891.
B) O texto fala em capangas e não em oficiais de justiça ou fiscais eleitorais.
C) A repressão era a livre escolha de candidato pelos eleitores exercida pelas elites políticas da época através de mecanismos amplamente conhecidos como o voto aberto, o curral eleitoral, o voto de cabresto e a compra de votos. Alternativa correta.
D) No período citado, a maioria da população morava no campo e através dos diversos mecanismos de fraude eleitoral existentes na época quem controlasse a maior quantidade de territórios rurais ganharia a eleição. A propaganda tinha pouca importância e ficava restrita a centros urbanos.
E) Isto ocorria de fato, mas como a maioria dos eleitores estavam no meio rural a influência eleitoral de trabalhadores sindicalizados era mínima.
Gabarito do professor: C
-
FOMOSO VOTO DE CABRESTO, matava a alternativa C
-
Letra C
Na primeira república (1889-1930), uma das práticas sociais que sustentavam a máquina eleitoral viciada era o voto de cabresto. No texto citado de Erico Verissimo, tal fenômeno é representado pela ação de capangas de um chefete oligárquico que coagiam eleitores a votar no candidato de sua preferência.
A primeira república foi marcada pela restrição ao exercício de direito, verificada através da atuação dos coronéis nas práticas de manipulação do processo eleitoral (voto de cabresto, compra de voto, currais eleitorais...). A dificuldade da questão é caracterizada pelo fato das opções não colocarem claramente o nome do fenômeno (coronelismo), exigindo que o candidato perceba que a limitação do direito de voto é uma repressão ao exercício de direito.
-
Lenbre-se: Os analfabetos e as mulheres não podiam votar!
-
"tomavam docilmente dos papeluchos e depositavam-nos na urna, depois de assinar a autêntica. Os que se recusavam a isso tinham seus nomes acintosamente anotados." Nota-se que esse trecho refere-se implicitamente ao VOTO DE CABRESTO.
-
Basta lembrar sobre o corealismo e voto do cabresto
-
Lembrem do voto do cabresto
-
Erico Veríssimo tematiza em obra ficcional o seguinte aspecto característico da vida política durante a Primeira República:
Não tinha nada de ficcional...
-
Não é repressão explícita do exercício do direito a medida que o direito da época permitia tais condutas. A "B" deveria ser encaixar melhor que a C.