-
ao contrário de grandes produtores, os pequenos produtores buscam produzir alimentos saudáveis, "pois não utilizam" fertilizantes.
CFO 2020
-
Questão que precisava só um pouco de interpretação.
Ele quer saber o que pode ser feito para reduzir a marginalização produtiva. É importante perceber que no texto diz que a isso ocorre porque a produção ecológica não é prioridade na agenda política agrícola praticada no país. Então p diminuir isso deve haver um subsidio ao setor de que pratica a agricultura ecológica e a produção orgânica (agricultura familia)
Alternativa A: Correta.
Alternativa B: Pouco plausível. Se é produtos orgânicos não faz sentido favorecer a fertilização química.
Alternativa C: Pouco plausível. Essa restrição não favoreceria em nada a agricultura familiar.
Alternativa D: Pouco plausível. Essa restrição não favoreceria em nada a agricultura familiar.
Alternativa E: Pouco plausível. Essa restrição não favoreceria em nada a agricultura familiar.
-
Pequenos produtores não costumam utilizar insumos agrícolas.
-
Não sabia o significado de "subsidiar" e terminei errando.
-
concessão de dinheiro feita pelo governo a determinadas atividades (indústria, agricultura etc.) com a finalidade de manter acessíveis os preços de seus produtos ou gêneros ou para estimular as exportações do país.
-
Agricultura brasileira é tema recorrente nas provas de Geografia. A abordagem da produção de orgânicos demonstra que uma constante atualização dos conteúdos se faz necessária. O texto de apoio trata da produção de orgânicos e da agricultura ecológica e demonstra que apesar da demanda alta o setor não é considerado prioridade em politicas públicas sobre agricultura. O enunciado busca o tipo de política pública capaz de reduzir a marginalização produtiva do setor descrita no texto.
Análise das alternativas:
A) Subsídios agrícolas são bastante comuns em várias partes do mundo. A proteção dos postos de trabalho de agricultores, redução da migração campo cidade, segurança e autonomia na produção de alimentos estão entre os principais motivos para tal prática. No Brasil e elaboração de políticas públicas para a agricultura está relacionada a representatividade política dos beneficiados que historicamente estão ligados a monoculturas de exportação. Alternativa correta.
B) A fertilização química assim como o controle de pragas com agrotóxicos são vedados na prática da agricultura ecológica que nomeia seus produtos como "orgânicos" justamente pela característica de baixo processamento de seus insumos.
C) A mecanização da produção, desde que minimizados os impactos ambientais, não é prática vedada a produção agroecológica não tendo relação direta com seus princípios e certificações.
D) Sistemas de irrigação podem ser criadores de graves impactos ambientais quando manejados incorretamente. No entanto, controlar a irrigação não é politica pública capaz de por si só reduzir a marginalização da agricultura agroecológica.
E) O uso de sementes adequadas é prática de vital importância para o setor no sentido de evitar a propagação de organismos geneticamente modificados. Porém, apenas o controle de sementes nem de longe seria o necessário para reduzir a marginalização descrita no texto.
Gabarito do professor: A
-
Essa mata de letra em "marginalização Produtiva"
A saber que a agricultura familiar que costuma produzir de forma variada dentro do Brasil assim alimento o mercado interno.
As produções em larga escala geralmente são destinadas para a venda fora do Brasil e não dentro.
-
Letra A
A agricultura familiar no Brasil é a principal responsável pela produção voltada para o mercado interno. Dentro dessas unidades produtivas voltadas para o mercado interno, estão aquelas de produção orgânica, ou seja, geralmente desenvolvida por esses estabelecimentos familiares. Assim, subsidiar os cultivos de base familiar seria a melhor opção para estimular a expansão desse tipo de cultivo.
-
Lembre-se, a agricultura familiar brasileira utiliza, majoritariamente, da agricultura orgânica, com técnicas mais "rudimentares" e menos nocivas à natureza.