SóProvas


ID
2842471
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A polinização, que viabiliza o transporte do grão de pólen de uma planta até o estigma de outra, pode ser realizada biótica ou abioticamente. Nos processos abióticos, as plantas dependem de fatores como o vento e a água.


A estratégia evolutiva que resulta em polinização mais eficiente quando esta depende do vento é o(a)

Alternativas
Comentários
  • O aumento do número de estames aumenta também a produção de grão de pólen, o que compensa as possíveis perdas no processo de polinização pelo vento (anemofilia).

  • Porque não poderia ser B?

  • a questão não é nada difícil, no entanto, como o padrão da prova do Enem não costumava cair botânica, niguem estudava, como foi o caso de ter caído matriz em matemática, ou seja, foi bastante especifica, e quem estudou acertou. Eu não estudei e errei...

  • Como o vento não é direcionado, há um grande desperdício de pólen pelas plantas que o têm como agente polinizador. Assim, para compensar essa perda, é necessária uma intensa produção de pólen, que ocorre nas anteras, integrantes dos estames.

    logo, letra B

    A questão exigia um pouco de interpretação :x

  • A polinização das flores

    nas angiospermas, a polinização é o transporte dos grãos-de-polén das anteras até o estigma.

    AGENTE POLINIZADOR -----CARACTERISTICAS DA FLOR

    Vento(Anemófila)----------------sem odor, perianto e nectarinos, apenas estames flexíveis e longos com grãos de pólen.

    Água(Hidrófila) ------------------pólen flutua de uma planta a outra na superfície da água.

    Insetos(Entomófila) ------------ perianto vistoso, odor intenso e cores azuis ou amarela.

    Pássaros(Ornitófila)------------ perianto vistoso, quase sem odor, cor geralmente vermelha.

    Morcegos(Quiropterófila)------flores grandes, com odor e com abertura noturna.

    Como ele quer a evidência evolutiva quando a polinização é pelo vento, temos que a quantização dos estames se torna mais eficiente.

  • Resposta letra E. Poderia ser letra b, já que o alongamento do ovário favorece uma maior fertilização, mas os estames produzem diretamente o grão de pólen( pois é a estrutura masculina), logo o aumento do número de estames aumentam mais as chances de polinização.

  • Resposta letra E. Poderia ser letra b, já que o alongamento do ovário favorece uma maior fertilização, mas os estames produzem diretamente o grão de pólen( pois é a estrutura masculina), logo o aumento do número de estames aumentam mais as chances de polinização.

  • As plantas angiospermas possuem flores com folhas reprodutoras. Uma flor completa é formada por pedúnculo ou pedicelo (haste de sustentação), receptáculo (extremidade do pedúnculo), verticilos (folhas modificadas), cálice (folhas protetoras chamadas sépalas), corola (pétalas, atraem polinizadores), androceu (folhas modificadas, estames, onde originam o gametófito masculino) e gineceu (folhas modificadas, carpelos, onde originam o gametófito feminino com o estigma, uma dilatação na extremidade). A polinização feita pelo vento, conforme a questão aborda, se chama anemófila. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)




    Analisando as alternativas, a questão pede a estratégia evolutiva mais eficiente:
    a) a diminuição do cálice (sépalas), diminuiria a proteção da flor, não aumentaria a possibilidade de polinização. Incorreta.
    b) o alongamento do ovário aumentaria apenas seu tamanho, sem interferir na polinização. Incorreta.
    c) o néctar disponível não seria uma estratégia para polinização por ventos. Incorreta. 
    d) a polinização abiótica não diferencia cor das pétalas. Incorreta.
    e) aumentando o número de estames (antera e filete), a quantidade de grão de pólen dispersada será aumentada para encontrar o estigma de outra planta. Correta.

    Gabarito do professor: E

  • Letra E

    Para o vento levar muito, tem que ter muito...

    Aumentar o numero de estames significa ter mais polen...,

  • Parte Androceu da flor:

    -Antera

    -filete

    Parte Gineceu da flor:

    -estilete

    -estigma

    Estrategia de uma polinização mais eficiente:

    -Aumentar o numero de estames(filete+antera) a fim de compensar a quantidade de polens e o vento "carregar" para o interior da parte feminina e por conseguinte ocorrer a fecundação

    -"alargar o estigma a fim de facilitar a entrada de pólen.

    OBS:O ENEM cobra botânica de forma contextualizada e vinculada as novidades evolutivas,como por exemplo cladogramas(habilidade 17) e fenômenos observáveis nas plantas como fototropismo,evolução,adaptação(habilidade 16).

  • Letra E

    Nas plantas que apresentam polinização pelo vento (anemófila) não é necessário cor, odor, ou néctar nas flores, e sim a presença de grande quantidade de pólen, o que é determinado por aumento do número de estames (estrutura reprodutora masculina).

  • Não poderia ser letra B)

    imagine comigo a seguinte situação, o ovário é produtor, contudo, para produzir, é necessário ter produtos, grãos-de-pólen, como ele vai produzir na falta dessa materia prima? vai adiantar aumentar sua característica se falta o mais necessário? é lógico que não, por isso ficamos com o aumento do número de estames, já que os estames são apêndices da flor que produzem micrósporos, que, por sua vez, desenvolvem grãos de pólen

  • Anatomia de uma flor:

    https://radixhome.files.wordpress.com/2020/01/esquema-de-flor-pluma-completo-proporcional.jpg?w=1200&h=900&crop=1

  • Gabarito E

    A. A diminuição do cálice (sépalas) apenas diminuiria a proteção da flor.

    B. O alongamento do ovário aumentaria apenas seu tamanho.

    C. O néctar disponível não seria uma estratégia para polinização por ventos.

    D. A polinização abiótica não diferencia cor das pétalas.

    E. Aumentando o número de estames (antera e filete), a quantidade de grão de pólen dispersada será aumentada para encontrar o estigma de outra planta.