SóProvas


ID
2844019
Banca
COMPERVE
Órgão
IF-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Infecções pelo gênero Salmonela em animais de produção e companhia estão associadas à grande variedade de manifestações clínicas entéricas e extraentéricas . Diferentes sorotipos do mocrorganismo têm sido identificados em animais com salmonelose. Não existe espécie - especificidade na infecção dos animais pelos mais de dois mil diferentes sorotipos descritos para o microrganismo, embora evidências apontem certa seletividade de determinados sorotipos nas infecções animais. Sobre esses microrganismos , é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    As Salmonelas de grande importância veterinária pertencem ao sorotipo salmonella enterica subespecie enterica.

  • Qual o erro da D?

  • GABARITO CORRETO B

    MINISTÉRIO DA SAÚDE - Manual Técnico de Diagnóstico Laboratorial da Salmonella spp.

    O gênero está constituído de duas espécies geneticamente distintas: S. enterica e S. bongori, sendo que a primeira está dividida em seis subespécies, que receberam as seguintes denominações: enterica, salamae, arizonae, diarizonae, houtenae e indica.

    As salmonelas pertencem à família Enterobacteriaceae, sendo que, morfologicamente, são bastonetes Gram negativos, geralmente móveis, capazes de formar ácido e, na maioria das vezes, gás a partir da glicose, com exceção de S. Typhi, S. Pullorum e S. Gallinarum (≤ 5% produzem gás). Também fermentam arabinose, maltose, manitol, manose, ramnose, sorbitol, trealose, xilose e dulcitol.

    A Salmonella spp. é eliminada em grande número nas fezes, contaminando o solo e a água. A sobrevida no meio ambiente pode ser muito longa, em particular na matéria orgânica. Pode permanecer viável no material fecal por longo período (anos), particularmente em fezes secas, podendo resistir mais de 28 meses nas fezes de aves, 30 meses no estrume bovino, 280 dias no solo cultivado e 120 dias na pastagem, sendo ainda encontrada em efluentes de água de esgoto, como resultado de contaminação fecal.