Letra (a)
A NBC TI 01 define testes de observância e testes substantivos:
12.2.3 – Procedimentos da Auditoria Interna
12.2.3.1 – Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.
12.2.3.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:
a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;
b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e
c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.
12.2.3.3 – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.
Esquematizando:
Procedimentos de auditoria
Teste de Observância -
-> controles internos estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento.
-> procedimentos considerados: inspeção, observação e confirmação.
Testes Substantivos - Dados produzidos pelos sistemas da entidade.
-> suficiência
-> exatidão
-> validade
Testes substantivos (atualmente Procedimentos analíticos substantivos) faz a verificação da informação propriamente dita, tais como: classes de transações, de saldos de contas e de divulgações.
I. Trata-se de procedimentos de auditoria que têm por finalidade obter evidências quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados gerados pelo sistema de contabilidade da entidade. Têm como um dos principais objetivos a conclusão sobre a adequada mensuração, apresentação e divulgação das transações econômico-financeiras, em consonância com os Princípios Fundamentais de Contabilidade.
II . Além da sua importância para fins de auditoria contábil, também podem ser empregados em auditorias tributárias, tendo também como objetivo certificar-se da correção: da existência do item contábil (se o componente patrimonial existe em certa data), da existência de direitos e obrigações (se efetivamente existem em certa data), da ocorrência (se uma determinada transação realmente ocorreu).
Temos dois granes grupos de procedimentos de auditoria: (1) testes substantivos (ou procedimentos substantivos) e (2) testes de controle (ou testes de observância). O primeiro testa saldos, contas, valores etc. O segundo testa os controles internos. Os itens I e II tratam de contas, saldos etc., logo estamos diante do teste substantivo.
Basta lembrar:
Teste de controle testa o controle
Teste substantivo testa a substância contábil (os saldos, valores monetários e não monetários, classificação, exatidão direitos e obrigações etc.)
Resposta: A