Analisando os itens, verifica-se que todas as contas acima são analisadas para auditoria fiscal de ICMS. Veja:
I. Estoques: o auditor pode verificar se o que o estabelecimento vendeu se tinha realmente comprado. Aqui um caso bastante comum de omissão de receitas. Pode ser detectada a omissão de receitas, também, a partir do momento em que o contribuinte compra e o montante de vendas se torna incompatível com o volume de recursos utilizados para fazer frente àquelas aquisições de mercadorias.
II. Caixa: o contribuinte compra muito e vende pouco. Terá que justificar como está fazendo para adquirir essas mercadorias.
III. Ativo Imobilizado: o contribuinte compra equipamentos para integrar o ativo imobilizado. Caso venda esses equipamentos para dentro do próprio Estado, regra geral, não incide ICMS. Este imposto tem incidência mais corriqueira quando for adquirido de outra unidade da federação (DIFAL).
IV. Devolução de vendas: tem sua importância por conta da diminuição do valor a pagar quando essa mercadoria retorna pro estoque, uma vez que O ICMS da venda retorna como um crédito.
V. Devolução de compras: tem sua importância, dentre outros exemplos, quando é necessário devolver uma mercadoria para não ser computada no estoque atual do contribuinte e, consequentemente, ocasiona na diminuição do crédito de ICMS.
VI. Fornecedores: tem sua importância no controle do volume de recursos para fazer frente aos custos de aquisição das mercadorias. Muitas vezes o contribuinte compra a prazo o que contribui para justificar uma grande quantidade de aquisição de mercadorias quando o volume de vendas está baixo
Gabarito: E
Resolução:
Devemos pensar nas contas que são movimentadas neste ciclo:
O ICMS pode ser a recuperar- Ativo -, ICMS a pagar - passivo -, Despesa de ICMS - resultado -.
Agora devemos pensar naquilo que gera os créditos e débitos do imposto: As compras e vendas de mercadorias.
Então temos a formação dos estoques -Ativo-, em razão das compras e desembolso de recursos - Caixa - ou criação de passivos com fornecedores.
Com um pouquinho de conhecimento de legislação do ICMS, sabemos que são gerados créditos também no Ativo permanente, em algumas circunstâncias. Isso atrai o interesse do imobilizado.
Por fim, promovemos as vendas das mercadorias.
Assim, todas as contas citadas fazem parte deste ciclo de negócio.
Resposta: E