SóProvas


ID
2846311
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Especificação de requisitos de software normalmente se refere à produção de um documento que pode ser sistematicamente revisado, avaliado e aprovado. Para sistemas complexos podem ser produzidos até três tipos diferentes de documentos. O documento denominado definição do sistema registra

Alternativas
Comentários
  • Não encontrei em nenhuma literatura o termo "documento de definição do sistema".

    Fiquei em dúvida entre a alternativa B) e a alternativa E).


    Acabei marcando erroneamente a alternativa B, tentando associar esse tipo de documento com um "pré-projeto".


    Alguém sabe de qual literatura a banca tirou essa questão?

  • Optei por chutar essa questão e vim ver os comentários, pois não encontrei também a referência dele para poder anotar nos resumos. Onde pode ser que encontre se alguém tiver salvo no PC é no RUP, naquela documentação da IBM que guarda os papéis, artefatos e outras informações do RUP.

  • http://sce.uhcl.edu/helm/rationalunifiedprocess/

  • Esses termos são encontrados no SWEBOK Software Engineering Body Of Knowledge.

    Segundo o Guia, 3 tipo diferentes de documentos são produzidos:  

    -definição  de  sistema,  

    -especificação  de  requisitos  do  sistema,  e

    -especificação de requisitos de software.


    O Documento de Definição do Sistema, também denominado “Documento de Requisitos do Usuário” registra, num alto nível, os requisitos do sistema e do domínio.

    Especificação de Requisitos do Sistema aplica-se a sistemas que possuem número considerável de componentes.

    Especificação de Requisitos de Software estabelece base para acordo entre clientes, contratadores ou fornecedores.


    Exceto a alternativa E, todas as outras são itens do documento "Especificação de Requisitos de Software".

  • Para muitos profissionais da engenharia, conforme o SWEBOK, especificação refere-se à atribuição de valores numéricos ou limites para os objetivos do projeto. No entanto, a principal atividade desta fase(especificação) é a confecção da documentação do sistema, que pode ser sistematicamente revisada, validada e aprovada, especificando os componentes de software. Está é dividida em três subáreas:

    - Documentação de definição do sistema: também conhecido como documento de requisitos do usuário, sendo descrito a definição dos requisitos do sistema de alto nível a partir da perspectiva de domínio. Seus leitores incluem os representantes dos usuários do sistema (clientes). O documento lista os requisitos de sistema, juntamente com informações básicas sobre os objetivos gerais para o sistema, seu ambiente de destino e um mapa de restrições, premissas e requisitos não-funcionais.

    - Especificação dos requisitos do sistema: Neste tópico os requisitos do sistema são especificados, O detalhamento deste tópico está fora do escopo do guia, sendo descrito como uma atividade da engenharia de sistemas.

    - Especificação dos requisitos do software: estabelece as bases para um acordo entre os clientes e fornecedores para o produto de software em desenvolvimento, bem como o que não faz parte do seu escopo. Para o documento de especificação de requisitos de software é recomendado um documento de definição de requisitos de software, fornecendo uma base realista para estimar os custos dos produtos, riscos e cronogramas.

    Link: https://www.cin.ufpe.br/~processos/TAES3/Livro/00-LIVRO/11-SWEBOK-v8_CORRIGIDO_Versao_Final_OK.pdf

  • mano... Apelo às bancas, atenham-se a Pressman e Somerville, apenas, não cai só ENGSW na prova, há outras matérias também!