-
Prescritiva não?
-
Essas análises de dados não são baseados no Big Data? A alternativa cita Business Intelligence. São conceitos diferentes.
-
A análise prescritiva busca trazer informações de consequências dos acontecimentos previstos (preditiva).
Preditiva --> foca nas tendências de consumo
Prescritiva --> panorama dos tipos de produtos que serão mais desejados ou impacto dessas tendências no montante das vendas
A análise prescritiva está mais ligada à Data Science (mais avançada que BI).
-
cespe valida isso
Uma empresa, ao implementar técnicas e softwares de big data, deu enfoque diferenciado à análise que tem como objetivo mostrar as consequências de determinado evento.
Essa análise é do tipo
A preemptiva.
B perceptiva.
C prescritiva.
D preditiva.
E evolutiva.
-
Eu matei a questão só sabendo que BI não prescreve nada, apenas fornece informações:
A solução de BI tem foco na coleta, organização, transformação e disponibilização de dados estruturados para a tomada de decisão, além de permitir a análise preditiva de forma rápida e assertiva às organizações. Fornece insights e tendências aos gestores para que eles possam criar diretrizes eficientes e eficazes para o alcance dos resultados empresariais almejados.
Não confundir BI com Big Data, são coisas diferentes, mas não excludentes entre si, podem trabalhar juntas.
-
Análise descritiva - Considerado como o primeiro nível de análise e com foco no cenário passado/atual, onde é possível entender o que está acontecendo no seu negócio. Por exemplo: a visão do faturamento da empresa nas últimas 12 semanas.
Análise diagnóstica - No segundo nível de análise, são montado os diagnósticos para entender as possíveis explicações os resultados do cenário passado/atual. Neste nível surgem os primeiros insights baseados no passado para identificar os pontos de melhoria. Por exemplo: a visão das principais regiões com queda no faturamento e incidência de ruptura no abastecimento.
Análise preditiva - O terceiro nível começamos a falar de tendências , o que nos auxilia a entender o futuro. Utilizando-se de técnicas de previsão e machine learning e possível identificar os melhores pontos de ação. Por exemplo: identificar as lojas com maior previsão de falso abastecimento.
Análise prescritiva - Neste nível, chega o momento de apresentar a solução do problema e o retorno esperado. O responsável pode decidir a melhor opção para solucionar o problema ou, ainda, quais as decisões que o sistema poderá escolher sozinho automatizando, assim a própria ação corretiva. Por exemplo: ao analisar queda de vendas, você saberá em quais lojas atuar após acumular todas as informações até aqui e o caminho para definir qual escolha será mais efetiva em determinada situação.
Fonte:
Gabarito: Letra D
-
Comentários: conforme vimos em aula, Business Intelligence (BI) é capaz de fornecer uma visão dos dados facilitando análises diagnósticas, descritivas e até preditivas para suportar a tomada de decisão, mas não prescritiva (Letra D).
-
acertei a D porque nem sabia que prescritiva existe, deveria ser correta a A
Quais são os principais tipos de análise de dados?
Análise descritiva: está chovendo, você está molhado (não faz julgamentos, só monitora algo baseando-se nos dados disponíveis)
Análise diagnóstica: está chovendo porque tem nuvens e a umidade do ar está em 100%, você vi se molhou (gera insights baseando-se no passado)
Análise preditiva: amanhã estará chovendo e com 100% de umidade do ar, você vai se molhar (IA, estatística, histórico e data mining, faz machine learning)
Análise prescritiva: na chuva de amanhã se você sair sem guarda-chuvas então você vai se molhar, mas vai chover demais então saia com uma capa-de-chuva e um guarda-chuvas ou nem saia de casa (data science, precisa de um empurrão humano, porque o humano precisa mostrar os caminhos que quer seguir)
-
A análise prescritiva está relacionada a Business Analytics, não a Business Inteligence.
-
LETRA D
Tarefas descritivas: tarefas focadas em achar padrões reconhecidos por seres humanos para descrever os dados.
Tarefa preditivas: realizam uma inferência sobre os dados atuais para fazer previsões futuras sobre os dados .
Tarefa diagnóstica: examina dados ou conteúdos p/ responder “Pq isso aconteceu”
- prescritiva não entra no BI
fonte: estratégia concursos