SóProvas


ID
2846422
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A Assinatura Digital tem como objetivo principal garantir que o documento recebido é o mesmo que o remetente enviou, que não foi alterado durante o transporte e que o emissor não poderá negar que assinou e enviou tal documento. No processo da Assinatura Digital, após a geração do hash sobre o documento original, é aplicada, sobre esse hash, a criptografia utilizando a chave

Alternativas
Comentários
  • para garantir a autoria tem que usar a chave privada do emissor

  • Assinatura digital usa a chave privada do emissor e garante autenticidade, integridade e não-repúdio.

    Integridade: garantia de que as informações trocadas nas transações eletrônicas não foram alteradas no caminho que percorreram.

    Autenticidade: garantia de identificação das pessoas ou organizações envolvidas na comunicação.

    Não-repúdio: garantia de que o emissor de uma mensagem ou a pessoa que executou determinada transação de forma eletrônica não poderá, posteriormente negar sua autoria.

  • Na assinatura digital você criptografa com a chave privada para garantir autenticidade, uma vez que só você possui tal chave, logo não seria possível que você negasse a autoria da assinatura (não repúdio).

    Logo:

    Para ASSINAR usa-se a chave privada.

    Para VERIFICAR usa-se a pública.

  • Análise da questão - A Assinatura Digital tem como objetivo principal garantir que o documento recebido é o mesmo que o remetente enviou, que não foi alterado durante o transporte e que o emissor não poderá negar que assinou e enviou tal documento. No processo da Assinatura Digital, após a geração do hash sobre o documento original, é aplicada, sobre esse hash, a criptografia utilizando a chave:

    a) privada do emissor.

    b) simétrica compartilhada.

    c) pública do emissor.

    d) pública do receptor.

    e) privada do receptor.

    Justificativa: A assinatura digital acontece em 2 etapas:

    1° Etapa - Tudo começa com a própria geração da assinatura, ou seja, no momento em que a pessoa assina o documento. Esse remetente cria o documento original e extrai um resumo do documento (o chamado “Hash”), que é gerado automaticamente pelo próprio software que a pessoa está usando para assinar o documento. A partir de então o remetente, com sua chave privada, criptografa esse resumo. Atenção: o que foi criptografado nesse momento foi apenas o resumo da mensagem. O documento original, segue intacto.

    2° Etapa - Nessa etapa da assinatura digital diz respeito à validação. É nesse momento que será feita a verificação da mensagem para se saber se ela foi assinada pelo remetente e, somente então, ela será validada.

  • – Assinatura Digital = Utiliza Criptografia Assimétrica, Garante Integridade e Autenticidade = HASH + Chave Assimétrica, autêntica os documentos e garante validade jurídica.

    - Chave Privada: Assina, Cria com a Chave Privada.

    - Chave Pública: Valida a assinatura, A validação da assinatura é realizada através da chave pública do Remetente.

    GAB A