SóProvas


ID
2846428
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O desempenho dos sistemas computacionais nos dias de hoje é diretamente relacionado com a qualidade da infraestrutura de rede de computadores. Caso se deseje uma banda de comunicação de 10 Gbps para um servidor cuja distância do cabeamento é de 100 m e com uma relação custo/benefício maior, o cabo deve ser

Alternativas
Comentários
  • Categoria do cabo 6 (CAT6): definido pela norma ANSI EIA/TIA-568-B-2.1 possui bitola 24 AWG e banda passante de até 250 MHz e pode ser usado em redes gigabit ethernet. Foi o primeiro padrão de cabos a suportar taxas na ordem de 10Gbps, entretanto, neste caso em específico, não ultrapassa 55m de alcance.

    Categoria CAT 6a: é uma melhoria dos cabos CAT6. O “a” de CAT6a significa “augmented” (ampliado). Os cabos dessa categoria suportam até 500 MHz e podem ter até 100 metros no caso de a rede ser de 10Gbps. Para que os cabos CAT 6a sofressem menos interferências os pares de fios são separados uns dos outros, o que aumentou o seu tamanho e os tornou menos flexíveis. Essa categoria de cabos tem os seus conectores específicos que ajudam a evitar interferências.

  • palavras chaves:  custo/benefício maior, 100m


    O cabo CAT6 suporta 10 giga ethernet, porém numa distância máxima de 55m

    Já o CAT 6a suporta os 10 giga ethernet a uma distância de 100m


  • O "a" em Cat6a vem de augmented ("aumentada"). Ele foi criado justamente para aumentar o alcance oferecido pelo Cat6 em redes 10G. O Cat6a contorna o problema apresentado pela geração anterior, conseguindo realizar transferências de 10 Gigabits por segundo em instalações de até 100 metros.

    Por fora, sua principal diferença é que ele é mais grosso e menos flexível. Isso deve-se ao separador posicionado entre os pares de cabo, por vezes encontrado também nos Cat6, que praticamente elimina as interferências. O modelo ainda duplica a frequência suportada para 500 MHz.

    Fonte:https://www.techtudo.com.br/listas/2018/03/cabo-rj-45-tem-diferentes-tipos-e-velocidades-veja-o-que-muda.ghtml

  • Gabarito C

    O CAT6a é um mais novo tipo de cabeamento Ethernet que você pode instalar para a sua rede. É uma versão melhorada do cabeamento CAT6 e oferece um melhor desempenho. O cabeamento é um pouco mais complicado, pois as suas capacidades são também uma função do comprimento que é usado. Os cabos CAT6 são classificados em 1 Gbps, enquanto os cabos CAT6a pode atingir até 10Gbps. Ele é capaz de alcançar isso porque ele opera a 500Mhz; duas vezes maior que a operação a 250MHz dos cabos CAT6. Os cabos CAT6 podem ser capazes de atingir 10 Gbps mas apenas quando os cabos são utilizados em pequenos comprimentos.

    Os cabos CAT6a também são mais rigorosos quando se trata de defesa e proteção contra o alien crosstalk. O alien crosstalk ocorre quando o sinal de um cabo interfere num outro. Isto pode distorcer o sinal através da introdução de ruído e forçar dispositivos de rede a trabalharem em uma velocidade mais lenta. Devido a isso, os cabos CAT6a iriam funcionar melhor em situações onde seriam instalados com um monte de outros cabos.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !