SóProvas


ID
2846431
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O Auditor Fiscal foi designado para especificar a aquisição de um dispositivo de rede de computadores para realizar a interconexão e a comunicação entre uma rede Ethernet e uma rede Token-Ring. O dispositivo especificado pelo Auditor deve ser

Alternativas
Comentários
  • HUB - Terminal burro, propaga broadcast e possui um ÚNICO domínio de colisão e ÚNICO domínio de broadcast

    Firewall - GERALMENTE trabalha em camada 3, porém pode atuar em outras camadas indo até a camada 7, sua finalidade é trabalhar fazendo filtros de pacotes, etc...

    SWITCH - É a evolução do HUB, possui inteligência, possui um ÚNICO domínio de broadcast quando não é trabalhando com o conceito de Vlans (caso tenha 2 vlans possuirá 2 domínios de broadcast), porém as questões perguntam basicamente sua diferença comparando como HUB que no caso é possuir um domínio de colisão em cada porta (Ex.: Caso o SW possua 48 portas, possuíra 48 domínios de colisões), ele possui um FIRMWARE interno (um tipo de SOFTWARE) que faz com que o equipamento possua certa inteligencia para manipular os dados, SUA

    CAMADA DE OPERAÇÃO DEFAULT É A CAMADA 2, porém existem SW que trabalham em outras camadas como camadas 3, 4, etc...

    ROTEADOR - SUA camarada de operação DEFAULT é a camada 3 E sua função PRIMORDIAL como o próprio nome diz é ROTEAR (ele pega um pacote e com base nas características desse pacote TOMA UMA DECISÃO), pode fazer filtros de origem, destino, porta, etc, etc, etc...

    BRIDGE - Finalmente chegamos em nossa resposta, resumidamente a diferença que as bancas geralmente tentam confundir a galera é justamente colocar o conceito de um HUB, SWITCH ou ROUTER, porém sempre que a questão falar em pegar uma TECNOLOGIA A e encaminhar para TECNOLOGIA B estamos diante de um equipamento que trará em sua essência a função de BRIDGE (PONTE).

    Peço perdão caso tenha cometido algum erro, porém utilizei minhas próprias palavras para tentar ser mais didático e resumido possível.

  • Apesar de ter errado a questão, só vejo uma forma coerente de chegar a essa resposta é atendo-se ao termo ethernet e token-ring. Pois, a rigor, tanto o roteador quanto a bridge podem fazer isso. A inferência aí seria baseada nas tecnologias citadas.


    Alguém pode comentar: Mas o comando não disse que seriam redes diferentes para ser roteador

    Eu respondo: O comando tb não disse que trata-se de uma mesma rede, logo, continuo afirmando que, ao meu ver, a única forma de inferir o gabarito seria as tecnologias citadas....

  • BRIDGE /Ponte, serve para conectar duas redes distintas, permitindo comunicações entre elas. O bridge pode ser um dispositivo dedicado ou então um PC com duas placas de rede, configurado para executar esta função. À primeira vista pode parecer que o bridge tem a mesma função de um hub comum, mas as aplicações são bem diferentes.

  • Pessoal, aguardem isso para matar questão que trata de Bridge:

    = Separar tráfego de dois segmentos de rede e

    = Compatibilizar diferentes padrões 

    @concurseirodoti

  • O switch apesar de ser considerado um bridge multiportas , não permite interconectar tecnologias/protocolos de enlaces diferentes, já a Bridge pode.

  • Bridge (Ponte)

    - Conecta segmentos de redes diferentes que foram divididos para reduzir o tráfego

    - Não interliga duas redes distintas (Q697861)

    - Geralmente, só possuem duas portas, logo só pode separar a rede em dois segmentos.

    - Manipula quadros ou frames

    - Atua na camada de enlace

    - Assim como o switch utiliza um endereço físico (MAC)

    - não permite a transmissão de frames com erros nem de frames cujo comprimento não esteja especificado no protocolo LAN vigente.

    - É capaz de enviar dados em unicast.

  • A Bridge ou ponte é um dispositivo que tem a funcionalidade de conectar dois segmentos de redes diferentes dentro de uma mesma rede local e transportar os dados de um segmento para o outro.

    Portanto, a ponte permite a comunicação entre equipamentos que estejam em redes com tecnologias diferentes, como o caso indicado no enunciado da questão: interconexão e comunicação entre uma rede Ethernet e uma rede Token-Ring.