SóProvas


ID
2846545
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Como regime social, o fascismo social pode coexistir com a democracia política liberal. Em vez de sacrificar a democracia às exigências do capitalismo global, trivializa a democracia até o ponto de não ser necessário sacrificá-la para promover o capitalismo. Trata-se, pois, de um fascismo pluralista e, por isso, de uma forma de fascismo que nunca existiu. Podemos estar entrando num período em que as sociedades são politicamente democráticas e socialmente fascistas.

(Adaptado de Boaventura de Sousa Santos, Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 47.)

De acordo com o texto e os conhecimentos sobre o assunto, a coexistência entre fascismo e democracia é

Alternativas
Comentários
  • Bolsonaro ser eleito não deixaria a alternativa A correta???? kkkkkk "um fascista que sobe ao poder por vias democráticas"!! essa questão não contava com o Mito brasileiro!!!
  • A coexistência entre fascismo e democracia é promovida pela aceitação social que banaliza a democracia em favor do capitalismo global, como fica evidenciado no trecho do texto "trivializa a democracia até o ponto de não ser necessário sacrificá-la" como não é sacrificada, existe uma coexistência entre a democracia mesmo que ilustrativa (existe só teoricamente, sem aplicação) e o fascismo.

  • mimimi de universidades de esquerda. Que vergonha!