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ID
2847580
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Considerando o desenvolvimento da literatura no Brasil, bem como os fundamentos de teoria literária, julgue o item.

Na poesia lírica de Gregório de Matos, vigoram elementos cultistas e conceptistas próprios do Barroco espanhol, como os jogos de palavras e a antítese, enquanto, na forma satírica, predominam a denúncia, a ironia e a caricatura da vida brasileira da época.

Alternativas
Comentários
  • "(...)

    Estupendas usuras nos mercados,

    Todos os que não furtam muito pobres:

    E eis aqui a cidade da Bahia."

    Exemplo popular de Boca do Inferno! O qual a Pitty possui uma música :D

  • A produção poética de Gregório de Matos pode ser dividida em três linhas:

    A Poesia Satírica de Gregório de Matos constitui uma crítica à sociedade baiana, da qual ele se sentia um censor e uma vítima. Sua linguagem é livre, espontânea e às vezes agressiva. Da crítica ferina, não escapa ninguém: a corte, clero, colonos, os lusos que vinham para o Brasil e aqui enriqueciam, todos eram ridicularizados, como nessa "sátira aos sebastianistas"

    A Poesia Lírica Amorosa de Gregório de Matos expressa o idealismo amoroso revelando uma sensualidade ora grosseira, ora de rara fineza, como no soneto dedicado a Maria dos Povos

    A poesia religiosa de Gregório de Matos é sempre a poesia do pecador que se ajoelha diante de Deus, com um forte sentido de culpa, como no “Soneto a Nosso Senhor”


    CERTO

  • Gregório de Matos - Boca de do inferno

    um dos maiores representantes da literatura barroco no Brasil, que se destacou com sua poesia lírica, religiosa, erótica e satírica. É conhecido como “Boca do Inferno”, uma vez que sua poesia ironizava diversos aspectos da sociedade.

    Lembrar que cultismo é oposto ao conceptismo

  • RESOLUÇÃO: Primeiramente, lembre-se de que a produção poética de Gregório de Matos pode ser dividida em três linhas, sendo elas:

    A Poesia Satírica constitui uma crítica à sociedade baiana, da qual ele se sentia um censor e uma vítima. Sua linguagem é livre, espontânea e às vezes agressiva. Da crítica ferina, não escapa ninguém: a corte, clero, colonos, os lusos que vinham para o Brasil e aqui enriqueciam, todos eram ridicularizados, como nessa "sátira aos sebastianistas".

    A Poesia Lírica Amorosa expressa o idealismo amoroso revelando uma sensualidade ora grosseira, ora de rara fineza, como no soneto dedicado a Maria dos Povos.

    A poesia religiosa é sempre a poesia do pecador que se ajoelha diante de Deus, com um forte sentido de culpa, como no “Soneto a Nosso Senhor”.

    Resposta: C

  • Primeiramente, lembre-se de que a produção poética de Gregório de Matos pode ser dividida em três linhas, sendo elas:

    A Poesia Satírica constitui uma crítica à sociedade baiana, da qual ele se sentia um censor e uma vítima. Sua linguagem é livre, espontânea e às vezes agressiva. Da crítica ferina, não escapa ninguém: a corte, clero, colonos, os lusos que vinham para o Brasil e aqui enriqueciam, todos eram ridicularizados, como nessa "sátira aos sebastianistas".

    A Poesia Lírica Amorosa expressa o idealismo amoroso revelando uma sensualidade ora grosseira, ora de rara fineza, como no soneto dedicado a Maria dos Povos.

    A poesia religiosa é sempre a poesia do pecador que se ajoelha diante de Deus, com um forte sentido de culpa, como no “Soneto a Nosso Senhor”.

    Resposta: C