Um banco de dados textual é uma coleção de documentos, que pode também ser visto como um largo conjunto de registros, em que cada registro contém apenas uma lista de palavras de tamanho arbitrário. Os dois métodos principais de busca por frases em bancos de dados textuais de larga escala, utilizando indexação de textos, são os arquivos invertidos com contadores de posição e índices para a próxima palavra. Um arquivo invertido possui duas partes principais: uma estrutura de busca, chamada de vocabulário, contendo todos os termos distintos existentes no texto indexados e, para cada termo, uma lista invertida que armazena os identificadores dos registros contendo o termo. Consultas são feitas tomando-se a lista invertida correspondente ao termo procurado. As consultas booleanas são feitas obtendo-se a conjunção ou disjunção entre as listas relativas ao termos presentes na consulta. Arquivos invertidos podem ser utilizados para busca de frases, através da adição de mais informações a lista invertida. Basicamente, adiciona-se os deslocamentos no texto em que ocorrem as palavras.
Fonte: https://homepages.dcc.ufmg.br/~nivio/cursos/pa02/seminarios/seminario3/seminario3.html
Gabarito: Certo.
Como funciona um banco de dados Textuais?
R. São Banco de Dados que armazenam grandes volumes de textos, como livros acadêmicos, literários etc. em formas textuais.
R. Um dos métodos de busca por frases em bancos de dados textuais de larga escala, utilizando indexação de textos, são os índices invertidos com contadores de posição.
Bons Estudos!