SóProvas


ID
2847838
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que se refere a procedimentos e funções, às estruturas de controle de fluxo nas linguagens de programação e à arquitetura J2EE, julgue o item que segue.


A camada de aplicação da arquitetura J2EE é aquela que interage diretamente com o cliente. Ela é composta pelos componentes web que gerenciam e manipulam solicitações e respostas HTTP, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • Componentes J2EE na Camada de Aplicação Componentes da camada de aplicação são chamados Enterprise Java Beans (EJB) Há vários tipos de EJBs: Session Beans Representam uma conversação transiente com um cliente Quando o cliente termina, a session bean some Entity Bean Representam dados persistentes gravados num banco de dados (tipicamente uma linha de uma tabela) Message-Driven Bean Uma combinação de um session bean com um Listener de mensagem Java Message Service (JMS) Permite que um componente de aplicação (o message bean) receba mensagens assíncronas Isso significa que podemos acoplamento muito fraco entre pedaços da aplicação: importante quando máquinas remotas estão envolvidas e podem nem estar no ar, ou pelo menos, poderão não responder de forma síncrona a chamadas remotas Não falaremos desse tipo de Bean nesta disciplina


  • J2EE define 4 camadas básicas no modelo de aplicação. São as seguintes, como ilustrado na Figura 1:

    Camada Cliente – Parte do software que roda no computador do usuário; Camada Web     - Parte do software que roda no servidor web, que por sua vez fica normalmente dentro do servidor de aplicações; Camada de negócios – Parte do software que roda no servidor de aplicações; Camada de dados – Banco de dados e sistemas externos;


    Estão na camada cliente softwares que rodam dentro do browser web, por exemplo, como páginas HTML, JavaScript, CSS, etc. Também rodam na camada cliente aplicações feitas em linguagens visuais, como Visual Basic ou Delphi, aplicativos Swing, SWT, AWT e afins. Todos esses tem em comum o fato de rodarem na máquina do usuário.


  • A plataforma Java EE usa um modelo de aplicativo de multicamada distribuído para aplicativos corporativos. A lógica do aplicativo é dividida em componentes de acordo com a função e os componentes do aplicativo que formam um aplicativo Java EE são instalados em várias máquinas, dependendo da camada no ambiente Java EE de multicamadas ao qual o componente de aplicativo pertence.

    A Figura 1-1 mostra dois aplicativos Java EE de multicamadas divididos nas camadas descritas na lista a seguir. As partes do aplicativo Java EE mostradas na Figura 1-1 são apresentadas em Componentes do Java EE .

    Os componentes da camada do cliente são executados na máquina do cliente.
    Os componentes da camada da Web são executados no servidor Java EE.
    Os componentes da camada de negócios são executados no servidor Java EE.
    O software do sistema Enterprise Information System (EIS) é executado no servidor EIS.

    Embora um aplicativo Java EE possa consistir em todas as camadas mostradas na Figura 1-1 , os aplicativos multicamadas do Java EE geralmente são considerados aplicativos de três camadas porque são distribuídos em três locais: máquinas clientes, a máquina do servidor Java EE e o banco de dados. ou máquinas legadas no back-end. Os aplicativos de três camadas que são executados dessa maneira estendem o modelo padrão de cliente e servidor de duas camadas colocando um servidor de aplicativos multithread entre o aplicativo cliente e o armazenamento de backend.

    Fonte: https://docs.oracle.com/javaee/7/tutorial/overview003.htm

  • A questão ficaria certa se fosse a camada web e não a camada de aplicação..