Nas cadeias e teias alimentares, ocorre uma constante passagem de energia e matéria pelos seres vivos. Cada etapa é chamada de nível trófico, e a matéria orgânica e energia disponível são reduzidas conforme os níveis tróficos aumentam. A principal fonte de energia é a luz solar, onde estão os primeiros níveis tróficos de cada cadeia ou teia alimentar, seguidos de consumidores primários, secundários, terciários, e assim por diante. A matéria orgânica morta se transforma em substâncias minerais pela atividade dos decompositores (fungos e bactérias). A eliminação de uma espécie pode provocar grandes desequilíbrios em cada ecossistema. (LINHARES, S. & GEWANDSZNAJDER, F. Biologia, 2011)
A resolução dessa questão é feita com a análise dos diferentes níveis tróficos que cada organismo desempenha nas cadeias e teias alimentares no ecossistema.
A - temos a informação correta da redução da população, mas o que ocorreu foi uma diminuição da biomassa em consequência da redução do capim, e não um aumento.
B - a cada nível trófico, a matéria e energia diminuem, e como ocorreu uma queda na biomassa do primeiro nível, a população de consumidores primários e secundários consequentemente foi reduzida.
C - em todo ecossistema, qualquer alteração em algum nível trófico, afeta os demais níveis, independente de estarem próximos ou não.
D - no mesmo raciocínio da alternativa anterior, se a lama atinge o nível inferior, o próprio nível ou o posterior, sempre afetará o ecossistema, direta ou indiretamente, em todos os níveis tróficos.
E - se houve uma diminuição do capim, reduzindo sua biomassa, o próximo nível trófico não tem possibilidade de aumentar, pois como sua oferta de alimento foi reduzida, a quantidade de matéria e energia não seria suficiente para manter ou aumentar a população de gafanhotos.
Gabarito do professor: B