-
No entendimento do CESPE, a queda dos salários nominais provoca uma elevação do investimento privado, deslocando a curva IS para a direita. Como consequência imediata, a economia parte do seu equilíbrio inicial para outro, onde a nova taxa de juros interna e a nova renda são maiores. O fato da nova taxa de juros interna ser maior que a externa provocará entrada de capitais externos. Isso, por sua vez, aumenta a oferta de moeda estrangeira, o que a depreciará. Como a moeda estrangeira se deprecia, necessariamente, a moeda nacional se aprecia. Conforme sabemos, a apreciação da moeda nacional aumentará as importações e reduzirá as exportações, piorando o saldo de (X に M).
Fonte: Estratégia
-
Bem difícil.
-
Complementando Dulce Guerra, a
alteração dos salários nominais (Efeito Keynes) desloca a curva LM.
⬇salários nominais ⬇Custo de produção ⬇preços ⬇demanda moeda
-
Queda de salário nominal reduz o custo das empresas e impacta positivamente na Oferta Agregada, deslocando-a para direita, aumentando a produção e, produto, via maior investimento privado..Deslocando a IS para cima e direita, com uma maior renda,produto e maior taxa de juros (advinda de maior demanda por moeda para transação)...Depois é seguir a lógica conforme os comentários abaixo da Dulce....
-
Seguinte, o comando da questão meio que entregou a resposta: câmbio flutuante e mobilidade de capitais, ou seja, a curva LM será efetiva. E advinha qual curva é deslocada quando se aumenta ou diminui os salários? Justamente a LM. Nesse caso, uma queda nos salários fará com que as empresas contratem mais, expandindo a economia e deslocando a curva LM pra direita. Se a economia aqui dentro é expandida, pense no seguinte: o produtor vai querer exportar menos e vender mais para o mercado interno (coeteris paribus), afinal de contas, há mais renda na economia como um todo.