SóProvas


ID
2849659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Se, em certo momento do exercício financeiro, os estoques de determinada empresa estiverem obsoletos e não representarem com fidelidade os saldos apresentados nas demonstrações contábeis, o indicador para demonstrar corretamente a tendência da empresa de cumprir, ou não, suas obrigações de curto prazo é o indicador de liquidez

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoques)/PC

  • Os estoques estão obsoletos e como na liquidez seca eles são retirados, o indicador que deve ser utilizado na hipótese é a liquidez seca.

  • Gabarito: letra d.

    Comentário:

    Questão que exige do candidato que ele saiba diferenciar os indicadores de liquidez. Como vimos na aula de hoje, quando falamos em estoque, o índice que deve vir imediatamente à nossa cabeça é o índice de liquidez seca, também conhecido como teste ácido (ou acid test, como adora o CESPE), que elimina as fontes de incerteza relativas aos estoques, como o seu perecimento ou a dúvida sobre a sua efetiva venda.

    Das alternativas apresentadas, a única absurda é a letra a, que fala em “liquidez do endividamento”, que NÃO EXISTE! As demais denotam de fato indicadores de liquidez, mas que não se aplicam às situações de empresas com estoques obsoletos, como pede o enunciado.

  • Não faz sentido a resposta da banca.

    O índice de liquidez seca é dado pela fórmula:

    LS=(AC-Estoques)/PC

    Foi dito que os estoques não estão representados corretamente, pois deveria ser computado valor menor (há estoque obsoleto).

    Como os estoques não estão demonstrados corretamente, ao calcular o índice de liquidez seca, será encontrado um valor menor do que o que realmente existe, pois os estoques afetam negativamente a liquidez seca e estão computados a maior.

    Assim, qualquer índice que leve em conta o estoque, não mostrará corretamente a capacidade da empresa de quitar suas dívidas. Conclui-se, portanto, que o melhor índice seria o de liquidez imediata.

    LI=Disponível/PC

    Gabarito discordante com o da banca: Letra B

  • também discordo do gabarito. se a contabilização dos estoques está errada, a liquidez seca tbm estará errada! Dessa forma, para fugir do "problema" deveriamos utilizar a liquidez imediata = disponibilidades/PC. Também não poderia ser a liquidez corrente, pois o estoque é um item do AC que também conterá erro.

  • Para o pessoal que discorda do gabarito, a questão pede o índice que demonstre a capacidade de cumprir as obrigações de curto prazo (LC = AC/PC) e não imediatamente (LI = Disponibilidades / PC). Contudo, como os estoques estão obsoletos, devem ser desconsiderados e o índice que desconsidera os estoques é o índice de liquidez seca (LS = [AC-Est) / PC].

  • Letra (d)

    LS = AC - estoque / PC

    Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

    Liquidez Imediata = Ativos Disponíveis Imediatamente / Passivo Circulante

    Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Não Circulante)