SóProvas


ID
2849668
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Determinado trabalho de um auditor consiste em examinar as demonstrações contábeis e outros relatórios financeiros, com o objetivo de expressar sua opinião, materializada em relatório de auditoria, acerca da adequação desses demonstrativos em relação aos princípios de contabilidade. Nesse caso, o trabalho realizado pelo auditor denomina-se auditoria

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A


    Auditoria contábil: se preocupa com o patrimônio da empresa. Trata-se de uma análise criteriosa para avaliar se o patrimônio da organização está sendo gerido de acordo com os direcionamentos estabelecidos pela própria empresa e também se estão em conformidade com os princípios da contabilidade.


    Outros tipos de auditoria para complementação:

    Auditoria Interna: geralmente realizada por um profissional da própria empresa ou, pelo menos, alguém que trabalhe de forma permanente junto à diretoria ou presidência. Sua principal função é auxiliar a administração a atingir os objetivos da empresa.

    Auditoria operacional: o objetivo é avaliar o funcionamento da empresa em seu dia a dia, fornecendo um diagnóstico operacional e propondo soluções voltadas para a maior eficiência e economia. O principal objeto a ser avaliado é a relação entre os processos internos da empresa e a utilização de recursos.

    Auditoria de sistemas: objetiva avaliar a eficiência e o desempenho das soluções tecnológicas adotadas pela empresa.

    O emprego de soluções de Escrituração Contábil Fiscal (ECF), por exemplo, diminui em muito a possibilidade de ocorrência de inconsistências fiscais.

    Auditoria de qualidade: A auditoria de qualidade avalia se os produtos ou serviços prestados pela empresa estão de acordo com as diretrizes estabelecidas pela própria companhia.

    Auditoria ambiental: Esse tipo de auditoria se preocupa com o impacto das atividades da empresa no meio ambiente em que se insere. A escolha de fornecedores que poluem menos ou que não promovam testes laboratoriais em animais seriam exemplos de soluções em auditoria ambiental.

    Auditoria Externa: relacionada aos outros tipos de auditoria. A auditoria externa normalmente se vale de auditores independentes, sem vínculo empregatício com a empresa auditada. Sua função é emitir uma opinião sobre se as demonstrações contábeis foram divulgadas de acordo com a estrutura aplicável.

    Auditorias de regularidade: visam examinar a legalidade e a legitimidade de atos de gestão quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial.

  • Questão aborda a NBC TA 200 - Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução em Conformidade com as Normas

    Lembrando que nos casos em que não for possível obter segurança razoável e a opinião com ressalva no relatório do auditor for insuficiente, o mesmo deverá SE ABSTER de emitir sua opinião ou RENUNCIAR ao trabalho (se esta for possível de acordo com a lei ou regulamento aplicável).

  • Auditoria Contábil

    -Registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade;

    -Exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto.

  • O fundamento da questão está equivocada por parte dos colegas. Na verdade, são cinco os tipos de auditoria, a saber:

    Auditoria de avaliação de gestão;

    Auditoria de acompanhamento de gestão;

    Auditoria operacional;

    Auditoria especial; e

    AUDITORIA CONTÁBIL: compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto.

    As auditorias contábeis objetivam obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação econômico-financeira do patrimônio,

    os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas.

    Tem por objeto, também, verificar a efetividade e a aplicação de recursos externos, oriundos de agentes financeiros e organismos internacionais, por unidades ou entidades públicas executoras de projetos celebrados com aqueles organismos com vistas a emitir opinião sobre a adequação e fidedignidade das demonstrações financeiras.

    GABARITO ALTERNATIVA A

  • Dimas, qual a fonte, por favor.

  •  Conceito do item está de acordo com a NAG 1000, Normas Gerais.

    AUDITORIA CONTÁBIL: exame das demonstrações contábeis e outros relatórios financeiros com o objetivo de expressar uma opinião materializada em um documento denominado relatório de auditoria sobre a adequação desses demonstrativos em relação aos Princpios de Contabilidade (PC), s Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) e a estas NAG, e a legislação pertinente.

    Fonte: NAG 1000

  • aprendemos que, segundo a IN 01/2001, a Auditoria Contábil compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto. Objetivam obter elementos comprobatórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas.

     

    Gabarito: alternativa A.

  • TIPOS DE AUDITORIA

    AUDITORIA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO: (certificar a regularidade das contas)

    AUDITORIA DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO: (atuar em tempo real sobre atos de gestão)

    AUDITORIA CONTÁBIL: (opinar se os registros contábeis estão em conformidade com a estrutura de relatório aplicável)

    AUDITORIA OPERACIONAL: (opinar sobre a gestão quanto a eficiÊncia, eficácia e economicidade)

    AUDITORIA ESPECIAL: (exame de fatos ou situaçoes consideradas relevantes)

  • Determinado trabalho de um auditor consiste em examinar as demonstrações contábeis e outros relatórios financeiros, com o objetivo de expressar sua opinião, materializada em relatório de auditoria, acerca da adequação desses demonstrativos em relação aos princípios de contabilidade. Nesse caso, o trabalho realizado pelo auditor denomina-se auditoria

    A contábil.

    Bendito serás!!