SóProvas


ID
2849671
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A informação encontrada por profissional de auditoria governamental no curso dos trabalhos de auditoria e que sirva tão somente como auxiliar para o alcance das conclusões de auditoria é denominada informação

Alternativas
Comentários
  • Questão aborda um dos tipos de informações que servirão de evidência para o auditor – informação útil. Segundo a NAG 4000:

     

    A informação ou o conjunto de informações utilizadas para fundamentar os resultados da auditoria governamental devem ser suficientes, fidedignas, relevantes, materiais e úteis para fornecerem uma base sólida para as conclusões e recomendações. Para efeito destas normas, entende-se por:

     

    Informação suficiente: diz respeito à existência de dados completos para o convencimento do usuário da informação, conduzindo-o às mesmas conclusões do profissional de auditoria governamental.

     

    Informação fidedigna: está relacionada com a confiabilidade, integridade e procedência de fonte competente e adequada, constituindo-se na melhor informação que se pode obter usando os métodos legais e as técnicas de auditoria governamental.

     

    Informação relevante: diz respeito à importância qualitativa das informações em relação ao contexto do assunto em estudo, alcançando diretamente o objeto sob exame, entre as quais destacam-se aquelas que comprovem a situação encontrada e que ofereçam subsídios para as decisões dos órgãos deliberativos dos TCs, sem as quais a decisão pode se dar de forma equivocada, assim como aquelas importantes para o convencimento do gestor, sem as quais o gestor põe em dúvida a questão apontada pelo profissional de auditoria governamental.

     

    Informação material: está relacionada com elementos quantitativos significativos ou com a representatividade do valor ou do volume de recursos envolvidos em determinado contexto, pertinentes ao objeto da auditoria governamental ou que se tenha deles provável influência nos resultados dos exames.

     

    Informação útil: é aquela obtida para auxiliar o profissional de auditoria governamental no alcance de suas conclusões e também colabora com os gestores, administradores e responsáveis públicos no atingimento de suas metas e objetivos. [grifo nosso]

     

    Portanto, alternativa correta é D.

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/tce-mg-analista-de-controle-externo-auditoria-prova-comentada-cespe-2018-gabarito-extraoficial/

  • De acordo com o enunciado, o candidato precisa demonstrar conhecimento em relação aos tipos de informações que servem aos profissionais de auditoria durante os trabalhos de auditoria.


    Vejamos as alternativas:


    A) fidedigna.

    Errado. A informação fidedigna refere-se a dados que são confiáveis, íntegros e de procedência adequada.


    B) suficiente.

    Errado. A informação suficiente refere-se à completude dos dados para que seja apresentado aos usuários das informações e de suporte completo aos profissionais de auditoria.


    C) material.

    Errado. A informação material refere-se aos elementos quantitativos e à representatividade dos recursos financeiros e patrimoniais envolvidos.


    D) útil.

    Certo. A informação útil auxilia o auditor nas conclusões dos trabalhos de auditoria e colabora com os gestores nas tomadas de decisão.


    E) relevante.
    Errado. A informação relevante refere-se aos elementos qualitativos dos dados que abordem o objeto que está sendo examinado, oferecendo subsídio aos apontamentos do profissional de auditoria.



    Gabarito do Professor: Letra D.

  • Vou alertá-los quanto a uma diferença, que me confundiu.

    Caso fosse no âmbito da Auditoria Interna, a NBC TI 01 cita como RELEVANTE as informações que auxiliam as conclusões, veja:

    12.2.3.5 – [...]

    c) a informação relevante é a que dá suporte às conclusões e às recomendações da Auditoria Interna;

    d) a informação útil é a que auxilia a entidade a atingir suas metas.

    Entretanto, como na questão menciona "auditoria governamental", temos o conceito já citado pelo Thiago, da NAG 4000:

    4401.1.5 – Informação útil: é aquela obtida para auxiliar o profissional de auditoria governamental no alcance de suas conclusões e também colabora com os gestores, administradores e responsáveis públicos no atingimento de suas metas e objetivos.