SóProvas


ID
2849680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Se, ao investigar flutuações e relações identificadas, o auditor concluir que elas são inconsistentes com outras informações relevantes, essa investigação caracterizará o procedimento de auditoria denominado

Alternativas
Comentários
  • NBC TÁ 520

    Definição 

     

    4. Para fins das normas de auditoria, o termo procedimento analítico significa 

    avaliações de informações contábeis por meio de análise das relações plausíveis entre 

    dados financeiros e não financeiros. Procedimentos analíticos compreendem, 

    também, o exame necessário de flutuações ou relações identificadas que são 

    inconsistentes com outras informações relevantes ou que diferem significativamente 

    dos valores esperados (ver itens A1 a A3). 


  • GABARITO LETRA E.

    Segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC T 11, no item 11.2.6.2), na aplicação dos testes de observância e substantivos, o auditor deve considerar os seguintes procedimentos técnicos básicos:

    Inspeção; Observação; Investigação e confirmação; Cálculo; Revisão analítica.

    INSPEÇÃO: compreende o exame de registros, documentos e de ativos tangíveis. Distingue-se, na inspeção, o exame físico de ativos do exame de documentos. O exame físico é um meio direto de verificar se um ativo realmente existe e é considerado como um dos mais confiáveis e úteis tipos de evidência de auditoria.

    CONFIRMAÇÃO: consiste na resposta a uma indagação para comprovar uma informação contida nos registros contábeis. Contudo, a confirmação como meio de prova pode conduzir a altos custos de realização, bem como causar eventuais inconveniências aos seus informantes, o que sugere moderação no uso desta técnica.

    OBSERVAÇÃO: Os testes de observância visam à obtenção de uma razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários da entidade.

    REVISÃO ANALÍTICA Trata-se da verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.

    FONTE: http://universitariocontador.blogspot.com/

  • Letra (e)

    Revisão Analítica é atualmente designada de Procedimentos Analíticos. Segundo a NBC TA 520,

     

    procedimento analítico significa avaliações de informações contábeis por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Procedimentos analíticos compreendem, também, o exame necessário de flutuações ou relações identificadas que são inconsistentes com outras informações relevantes ou que diferem significativamente dos valores esperados.”, ou seja, eles são utilizados quando há atipicidades ou anormalidades. Isso é realizado por meio da “verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.

     

    Se, ao investigar flutuações e relações identificadas, o auditor concluir que elas são inconsistentes com outras informações relevantes, essa investigação caracterizará o procedimento de auditoria denominado, procedimento analítico.

  • aprendemos que os procedimentos analíticos consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos. Portanto, nosso gabarito é a letra E.

    Confirmação externa é a técnica de confirmação externa (também conhecida como circularização) representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia. Ou seja, consiste na confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade (veremos no tópico a seguir).

    A inspeção envolve o exame de registros ou documentos (Inspeção Documental), internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico (Inspeção Física) de um ativo.

    A Observação consiste no exame do processo ou procedimento executado por outros, por exemplo, a observação pelo auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle.

    Gabarito: alternativa E.

  • Vamos analisar a questão.


    Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento da NBC TA 520 – Procedimentos Analíticos, do Conselho Federal de Contabilidade. Ao ler o enunciado é possível identificar que a Banca pretende saber se o candidato conhece o conceito de procedimento analítico.


    Vejamos as alternativas:


    A) reexecução.

    Errado. A reexecução é um procedimento de auditoria realizado de forma independente em que o auditor, com a finalidade de analisar a eficácia de um procedimento, executa as mesmas atividades do gestor da unidade auditada.


    B) confirmação externa.

    Errado. A confirmação externa consiste na busca de respostas para comprovar uma informação contida nos registros contábeis.


    C) inspeção.
    Errado. A inspeção compreende o exame de registros, documentos e de ativos tangíveis. É um meio direto de verificar a existência de ativos e de processos.

    D) observação.
    Errado. A observação se caracteriza pelo acompanhamento de um processo ou procedimento realizado por terceiros, no momento da sua execução.

    E) procedimento analítico.

    Certo. O procedimento analítico é a avaliação de informações contábeis por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Compreendem, também, o exame necessário de flutuações ou relações identificadas que são inconsistentes com outras informações relevantes ou que diferem significativamente dos valores esperados.



    Gabarito do Professor: Letra E.