SóProvas


ID
2849839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No processo de prestação de contas anuais de determinada entidade, uma equipe de auditores analisou os documentos constantes de edital de licitação para obras de construção de escolas e constatou que:


• cláusulas contratuais admitiam custos unitários de serviço de execução de estacas Strauss superiores à mediana do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI);

• inexistia composição de custo unitário de serviço de execução de almoxarifado em canteiro de obras pela entidade contratante e na proposta vencedora;

• a discriminação do (BDI) da empresa contratada para a execução das obras apresentava taxa de rateio da administração central e taxa de lucro além dos percentuais de tributos incidentes sobre o preço do serviço;

• havia taxa de BDI diferenciada nas composições de custo do serviço de fornecimento de elevadores, com percentual significativo do preço global da obra;

• inexistia anotação de responsabilidade técnica (ART) do responsável pela elaboração das planilhas de orçamento.


Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Aspecto importante relacionado ao orçamento de obras públicas refere-se à adoção de BDI diferenciado especificamente para o fornecimento de materiais e equipamentos relevantes de natureza específica, como é o caso de materiais betuminosos para obras rodoviárias, tubos de ferro fundido ou PVC para obras de abastecimento de água, elevadores e escadas rolantes para obras aeroportuários, dentre outros, inseridos no objeto de obra, os quais demandam a incidência de taxa de BDI própria e inferior à taxa aplicável aos demais itens da obra. 


    Esse entendimento encontra-se disposto no art. 9º, § 1º, do Decreto 7.983/2013, em que, havendo justificativa prévia, o fornecimento de materiais e equipamentos relevantes pode ser realizado juntamente com a execução dessa obra, porém com uma taxa de BDI reduzida, ressalvando-se o caso de fornecimento de equipamentos, sistemas e materiais por encomenda, não padronizados e não enquadrados como itens de produção regular e contínua, cuja taxa de BDI pode ser calculada com base na sua complexidade, conforme prevê o § 2º desse dispositivo legal.


    Fonte: https://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8182A151356F96015168D520297EE4


    Gabarito: letra A.

  • qual o erro da letra E?

  • A letra "e" está errada porque no enunciado da questão não foi comentado sobre a taxa de risco, seguro e garantia do empreendimento. Os itens mínimos para a composição do BDI estão indicados no Art. 9º do Decreto 7.983, de 8 de abril de 2013.

  • Alternativa A) Correta. Tal informação é coerente com a súmula 253 do TCU que diz que "Comprovada a inviabilidade técnico-econômica de parcelamento do objeto da licitação, nos termos da legislação em vigor, os itens de fornecimento de materiais e equipamentos de natureza específica que possam ser fornecidos por empresas com especialidades próprias e diversas e que representem percentual significativo do preço global da obra devem apresentar incidência de taxa de Bonificação e Despesas Indiretas - BDI reduzida em relação à taxa aplicável aos demais itens".

     

    Alternativa B) Incorreta. O decreto 7983/2013, que estabelece regras e critérios para a elaboração do orçamento de referência de obras e serviços de engenharia, contratados e executados com recursos dos orçamentos da União,  também exige a ART para planilhas orçamentárias, logo, sua inexistência constitui irregularidade

     

    "Art. 10. A anotação de responsabilidade técnica pelas planilhas orçamentárias deverá constar do projeto que integrar o edital de licitação, inclusive de suas eventuais alterações"

     

    Alternativa C) Incorreta. Os custos das estacas Strauss não devem ser superiores à mediana do SINAPI já que não é um fundação especial como diz a alternativa.

     

    Alternativa D) Incorreta. O almoxarifado faz parte da administração local, que, por sua vez, não integra o BDI.

     

    Alternativa E) Incorreta. Segundo o Decreto 7983/2013, o BDI é composto por:

     

    "Art. 9o  O preço global de referência será o resultante do custo global de referência acrescido do valor correspondente ao BDI, que deverá evidenciar em sua composição, no mínimo:

     

    I - taxa de rateio da administração central;
    II - percentuais de tributos incidentes sobre o preço do serviço, excluídos aqueles de natureza direta e personalística que oneram o contratado;
    III - taxa de risco, seguro e garantia do empreendimento; e
    IV - taxa de lucro."

     

    Assim, nem todos os item foram contemplados na composição da empresa contratada, faltando, no caso, a taxa de risco, seguro e garantia.

     

    Gabarito: Letra A.

  • Erro da alternativa C

    lei federal 11.178

        Art. 112. Os custos unitários de materiais e serviços de obras executadas com recursos dos orçamentos da União não poderão ser superiores à mediana daqueles constantes do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – SINAPI, mantido pela Caixa Econômica Federal, que deverá disponibilizar tais informações na internet.

           § 1 Somente em condições especiais, devidamente justificadas em relatório técnico circunstanciado, aprovado pela autoridade competente, poderão os respectivos custos ultrapassar o limite fixado no caput deste artigo, sem prejuízo da avaliação dos órgãos de controle interno e externo.

    Alternativa:

    Os custos de execução das estacas Strauss podem ser superiores à mediana do SINAPI porque elas são um tipo de fundação especial.

    A fundação, eu ou você sermos especiais ou não em nada muda.

    Claro que ainda teria a situação da obra não ser com recursos da União, o que poderia se eximir deste limite, mas prova do cespe é assim mesmo.

  • DECRETO N° 7983

    LEI FEDERAL 11.178

    ----------------------------

    -> BDI reduzida: inviabilidade técnico-econômica de parcelamento do objeto + item de natureza específica + grande % no preço global

    -> BDI diferente do previsto do § 1: item de aquisição complexas

    -> ART's das planilhas orçamentárias: obrigatório

    -> Valores do custos unitários para obras com recurso da União: em regra não podem ultrapassa os valores da SINAPI

  • Vamos responder a questão com base nos conceitos básicos de orçamento de obra.

    A - CERTO.

    De acordo com a Súmula/TCU n° 253/2010 que trata de taxa de BDI diferenciado, itens de fornecimento de materiais e equipamentos de natureza específica, como o fornecimento de elevadores, devem apresentar BDI reduzido em relação aos demais itens.

    B - ERRADO.

    Segundo o Art. 10 do decreto 7.983/2013:
    “A anotação de responsabilidade técnica pelas planilhas orçamentárias deverá constar do projeto que integrar o edital de licitação, inclusive de suas eventuais alterações"

    Ou seja, a inexistência de ART, no caso em questão, constitui irregularidade, pois esse documento necessariamente integra o projeto básico do edital de licitação aprovado.

    C- ERRADO.

    Nas obras executadas com recursos da União, os orçamentos devem ter seus custos limitados pela mediana dos custos unitários de referência do SINAPI.

    Ou seja, o custo de execução da estaca Strauss não pode ser superior à mediana do SINAPI.

    D- ERRADO.

    A execução do almoxarifado não faz parte da parcela de BDI. Trata-se de um custo associado à construção do canteiro, portanto um custo direto que requer uma composição unitária.

    E- ERRADO.

    De acordo com o Decreto 7983/2013. o BDI deverá apresentar em sua composição, os seguintes itens mínimos: a taxa de rateio da administração central; a taxa de risco, seguro e garantia; a taxa de lucro e os percentuais de tributos incidentes sobre o preço do serviço.

    Note que no BDI da contratada não consta a taxa de risco, seguro e garantia, que são requisitos mínimos segundo o decreto.

    Gabarito do Professor: Letra A.