SóProvas


ID
2849884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o material betuminoso utilizado na imprimação e a sua taxa usual de aplicação.

Alternativas
Comentários
  • O ligante asfáltico empregado na imprimação pode ser o asfalto diluído CM-30, em conformidade com a norma DNER – EM 363/97, ou a emulsão asfáltica do tipo EAI, em conformidade com a norma DNIT 165/2013 – EM

    A taxa de aplicação “T” é aquela que pode ser absorvida pela base em 24 horas, devendo ser determinada experimentalmente na obra. As taxas de aplicação do asfalto diluído usuais são da ordem de 0,8 a 1,6 l/m² e da emulsão asfáltica da ordem de 0,9 a 1,7 l/m², conforme o tipo e a textura da base

  • Os materiais betuminosos usados para imprimação impermeabilizante podem ser de dois tipos: asfaltos diluídos ou alcatrão para pavimentação rodoviária. Os tipos de asfalto diluído podem ser de cura média, CM-30 ou CM-70. Já o alcatrão pode ser dos tipos AP-2 ou AP-6.

    A taxa de aplicação ideal do material betuminoso é aquela que pode ser absorvida pela base em 24 horas. Deve ser determinada, experimentalmente, no canteiro de obra: segundo a norma ABNT NBR 12.950, essa taxa varia de 0,8 L/m² a 1,6 L/m², conforme o tipo e textura da base de aplicação e do material betuminoso escolhido.

  • Resuminho basico pra galera: Existem basicamente 2 tipos de pinturas asfalticas elas sao

    --> Imprimaçao ou (primer): tem como objetivo impermeabilizaçao, aderencia e coesao e utiliza como ligante asfaltico o asfalto diluído (CM 30) ou a emulsao asfaltica EAI

    --> Pintura de Ligaçao: tem como objetivo apenas uma melhor aderencia entre uma camada e outra e utiliza como ligante asfaltico a emulsao asfaltica (RR-1C).

  • PINTURAS ASFÁLTICAS

    TIPOS E ESPECIFICAÇÕES

    ----------------------------------

    Imprimação ou (primer)

    1 - Asfalto diluído

    -> Tipo: CM 30

    -> Taxa de aplicação: 0,8 a 1,6 l/m²

    2 - Emulsão asfáltica

    -> Tipo: EAI

    -> Taxa de aplicação: 0,9 a 1,7 l/m²

    Pintura de Ligação

    1 - Emulsão asfáltica

    -> Tipo: RR-1C

    -> Taxa de aplicação: 0,8 a 1,0 l/m²

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre pavimentação, especificamente sobre os materiais utilizados no processo de imprimação.


    Primeiramente faz-se importante definir que a pavimentação consiste no revestimento de um piso ou terreno.


    De forma simplificada, as camadas que constituem um pavimento são:


    - Subleito: material de fundação do pavimento;

    - Leito: camada situada acima do subleito, formada pelas movimentações de terra na terraplenagem para conceber o greide de projeto;

    - Reforço de subleito: camada concebida com o intuito de com intuito de melhorar a capacidade estrutural do pavimento. Esta camada possui propriedades geotécnicas inferiores as da sub-base, sendo empregada com o intuito de reduzir a espessura dessa última por motivos econômicos;

    - Sub-base: camada intermediária entre o reforço do subleito e a base. Ela tem a função de controlar deformações e compatibilizar o comportamento mecânico das camadas, podendo sua existência ser desnecessária;

    - Base: camada que resiste e distribui as ações provenientes das cargas verticais;

    - Revestimento: camada localizada acima da base, na posição mais externa. Sua função é receber a ação do tráfego diretamente.


    Nesse contexto, conceitua-se a imprimação, também chamada de primer, como um tipo de pintura asfáltica que consiste na aplicação de material betuminoso acima da camada de baseconcluída antes que a mesma receba o revestimento. O intuito da imprimação é assegurar a adequada coesão e aderência superficial entre as camadas, além de impermeabilizar a base. Os materiais comumente utilizados na imprimação são o asfalto diluído de cura média, CM-30 ou CM-70, ou alcatrão para pavimentação rodoviária, AP-2 ou AP-6. A ABNT NBR 12950 (1993), intitulada “Execução de imprimação impermeabilizante – Procedimento", recomenda a taxa de aplicação dos citados varie entre 0,8 L/m² a 1,6 L/m², “conforme o tipo e textura da base e do material betuminoso escolhido".


    Portanto, a alternativa C está correta.


    Gabarito do professor: Letra C.


    Outro tipo de pintura asfáltica é a pintura de ligação. A mesma diferencia-se da imprimação pelo fato de ter como objetivo apenas a melhoria da aderência entre a base e o revestimento. Para a pintura de ligação geralmente emprega-se a emulsão asfáltica RR-1C ou RR-2C, regulamentados pela Normas DNIT 145/2012 -ES e DNIT 165/2013 - EM, com taxa de aplicação recomendada de 0,8 L/,² a 1,0 L/m².


    No mais, vale mencionar que o cimento asfáltico de petróleo (CAP) consiste em um material viscoso, existente no estado líquido, sólido ou semissólido, muito utilizado na camada de revestimento, pois apresenta boas características de flexibilidade, durabilidade e alta resistência.