SóProvas


ID
2850868
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Entre as tentativas de criação de uma província autônoma, separada do Grão Pará, com sede administrativa em Macapá, destaca-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

  • Oiapóquia (também conhecida como Oyapóckia, ou Oyapókia) foi um projeto de lei do senador  em 1853, apresentado na Assembleia Geral Legislativa do Brasil, no , para criação de uma província na fronteira do extremo norte do Brasil onde a capital seria . Objetivando uma divisão na região amazônica para prover a segurança das fronteiras, que eram extensas e abandonadas. Este projeto inicialmente foi rejeito.

    Em 1873, Cândido Mendes retorna com o projeto, modificando o nome da província para Pinsônia, em homenagem ao navegador . A nova representação veio assinada por 387 macapaenses rebatendo argumentos utilizados pelo opositores paraenses de que na região seria inabitável pelo fato de oferecer riscos à saúde. Porém não obtiveram êxito.

  • Cândido Mendes era SENADOR

  • Em 1853, e outros deputados apresentaram à Assembleia Geral Legislativa do Brasil um projeto de lei que propunha a criação da província de “Oyapóckia”. O projeto encontrou ressonância na população de : moradores deste lugar fizeram uma representação, solicitando àquela Câmara a aprovação da proposta. Uma vez que o projeto demorava muito para virar lei, em 1870, uma nova representação foi feita e foi assinada por 387 macapaenses. Neste documento, os assinantes rebatiam os argumentos usados por aqueles que se negavam a concordar com a criação de Oyapóckia.

    FONTE : https://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Oyapokia

    CANDIDO MENDES foi deputado federal em 5 legislaturas pelo estado do maranhão e na epoca do imperio foi senador

  • Se o enunciado pede província (e as províncias morreram junto com o Império, em 1889), então cortemos tudo que retrata a república:

    A) Ciclo da Borracha (maior parte já na república)

    B) 1903 (república)

    D) Vargas e II Guerra (ambos república). Além disso, (I) na época do Vargas não existia plebiscito e (II) a questão se auto-elimina porque Grão-Pará é província do Império, que em Vargas/II Guerra já tinha acabado há muito tempo.

    E) 1988 (república). Além disso, a assertiva é absurda: porque a criação do estado nunca foi revogada.

    Por falta de opção, sobra a C.

  • Essa questão caiu de novo em Geografia e História do Amapá: na Alap 2020. A FCC copiou de si própria. Marquei rindo e acertei. Felizmente.